Nova animação reflete os planos de Zack Snyder para o universo cinematográfico da DC

13.05.2020 | 06h39 - Atualizada em: 27.05.2020 | 10h53
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
LDJ01 Divulgação

BLOG

Universo Compartilhado

"Justice League Dark: Apokolips War" é o filme de animação mais intenso da DC e inesperadamente reflete os planos que Zack Snyder tinha para o universo cinematográfico da editora.

"Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips", apesar de ser uma animação, não é aconselhável para crianças, devido às cenas brutais e mortes pertubadoras. A história marca o final da linha temporal que começou com os eventos de "Liga da Justiça: Ponto de Ignição" (2013). De lá pra cá a DC lançou 15 animações que construíram toda uma narrativa (exceto alguns spin-offs como "Batman: Gotham by Gaslight" e "Superman: Red Son") - filmes que estão contando uma mesma história baseada nos acontecimentos dos "Novos 52" dos quadrinhos. É por isso que 'Guerra de Apokolips' começa sem muitas explicações porque tudo já foi revelado anteriormente.

A produção é muito diferente de qualquer outro filme de animação da DC, mas também é notavelmente próxima da história que Zack Snyder havia planejado para o universo cinematográfico da editora antes de ser afastado. O trabalho de Snyder começou em "Homem de Aço" (2013) e continuou com "Batman vs Superman" (2016), longas que permanecem no imaginário dos fãs até hoje. Embora seu envolvimento com a DC tenha continuado em "Liga da Justiça", a saída de Snyder do filme, juntamente com as refilmagens de última hora, resultou no longa que chegou aos cinemas no final de 2017, sendo muito distante da versão que ele dirigiu.

JL02Imagem: Divulgação

Além da própria "Liga da Justiça", Snyder tinha uma visão grandiosa em mente para o cinema, destinada a testar e desconstruir os personagens mais icônicos da DC como nunca antes. Contudo, desde invasões interplanetárias a sacrifícios heróicos, a história que Snyder pretendia para seus filmes na DC acabaria sendo inesperadamente desviada com a reformulação de "Liga da Justiça". Isso acabou levando ao surgimento da campanha para a famosa versão do diretor, chamada de "Snyder Cut". Os longas de Zack Snyder foram concebidos originalmente como um arco de cinco filmes com começo, meio e fim claramente delineados. Embora não se saiba todos os detalhes sobre como isso teria acontecido, sabe-se que Snyder planejou sua própria história com seu próprio ponto final.

A 'Guerra de Apokolips' é fundamental para a conclusão do 'Universo de Filmes de Animação da DC', além de se posicionar como nenhum outro filme de super-herói de animação em escala mundial e violência gráfica. No entanto, o elemento mais inesperado é o quão próximo ele segue o mesmo caminho que Zack Snyder havia planejado. Se o universo cinematográfico da DC dividiu as opiniões dos fãs, nas animações, a editora fez bonito e, mesmo que este último filme apresente uma história nunca antes vista nas HQs, a DC encerrou dignamente sua bela jornada, construída muito próxima dos quadrinhos.

Matérias Relacionadas