O aclamado álbum de Joni Mitchell, 'Shine', recebe o primeiro lançamento em vinil

23.01.2020 | 15h45 - Atualizada em: 25.01.2020 | 13h20
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
JM01divulgação

BLOG

Giramundo

"Shine" vai chegar em vinil pela primeira vez pela Craft Recordings em 3 de abril.

Lançado em 25 de setembro de 2007 pela cantora e compositora canadense Joni Mitchell, "Shine",  19º álbum de estúdio da discografia da artista, é o primeiro material de novas músicas de Mitchell desde "Taming the Tiger" (1998). O trabalho inclui 'One Week Last Summer', faixa que levou o Grammy Award em 2008 de 'Melhor Performance Pop Instrumental' e uma reinterpretação do tão amado hit de 1970 de Mitchell, 'Big Yellow Taxi'. Agora o disco vai ganhar uma edição em vinil pela primeira vez.

JM02Imagem: divulgação

O lançamento foi uma surpresa bem-vinda para os fãs da icônica cantora e compositora canadense após sua divulgada folga do mercado musical na virada do milênio. Mitchell descreveu "Shine" como sendo o trabalho mais sério que já fez e suas canções foram alimentadas pela turbulência ambiental, social e política que definiu a era da Guerra do Iraque.

Entre os destaques, a música vencedora do Grammy, 'One Week Last Summer', contou com o multi-instrumentista Bob Sheppard no saxofone soprano, enquanto a faixa-título ganhou a participação especial do amigo de longa data de Joni, James Taylor, na guitarra. Já a canção 'Night of the Iguana' foi vagamente baseada no filme homônimo de 1964, dirigido por John Huston. O sucesso da releitura de Mitchell do clássico 'Big Yellow Taxi' levou o The Guardian a dizer que a "nova versão" do single seria o tema ambiental da década de 1970, quando o meio ambiente passou a ser um assunto de alta relevância.

A arte da capa de "Shine" foi inspirada no ballet 'Dancing Joni: The Fiddle and the Drum', um projeto colaborativo de 2007 entre a cantora e o coreógrafo canadense Jean Grande-Maitre do Alberta Ballet. A performance captou 13 das canções mais provocantes da artista e foi iluminada por um pano de fundo com uma série de fotografias de Mitchell reveladas em um livro e mais tarde apresentadas em mostras de arte nas cidades de Los Angeles e Nova York.

"O balé reuniu tudo - a poesia, a música e a obra de arte", disse Joni. "Foi a emoção da minha vida."

"Shine" será lançado em vinil de 180 gramas no dia 3 de abril. A lista de faixas e o material em pré-encomenda estão disponíveis aqui.

Matérias Relacionadas