O projeto sinfônico do De-Phazz

30.01.2020 | 15h00 - Atualizada em: 30.01.2020 | 15h30
Leo Almeida
Por Leo Almeida
DP01divulgação

BLOG

Giramundo

Quase tradicionalmente, a orquestra alemã STÜBAphilharmonie está iniciando um novo projeto colaborativo. Desta vez é com a banda De-Phazz.

Algo especial acontece quando o conjunto de jazz De-Phazz sobe ao palco com uma orquestra sinfônica. A banda começou na tranquila cidade de Heidelberg há duas décadas e produziu uma mistura inconfundível de jazz, soul, disco e ritmos latinos. Agora, pela primeira vez, eles se unem à STÜBAphilharmonie, a orquestra que demonstrou repetidamente na Alemanha suas estilísticas releituras, aclamadas pela crítica, para obras de cantores e compositores como Clueso e Alin Coen. Sem dúvida o projeto sinfônico do De-Phazz reúne duas histórias de sucesso e ambos comemoram juntos 20 anos de música.

DP02Imagem: divulgação

Um dos grandes nomes do Nu Jazz alemão, o De-Phazz, é um grupo amado e respeitado desde que surgiu com o primeiro disco, "De-Tunized Gravity", em 1997. Ao longo dos anos o tempero único da banda virou uma assinatura de sucesso com muito balanço, suíngue, bossa, vozes que parecem vir da era dourada do jazz, trompetes, percussão caribenha e soul music. Um convite irresistível à dança. O responsável por essa incrível mistura é o alemão Pit Baumgartner, que reúne um time diversificado a cada trabalho. Entre eles nomes como os vocalistas Pat Appleton e Karl Frierson.

Em faixas matadoras como 'Back From Where I Started', destaque do álbum "Lala 2.0", o De-Phazz funde até bossa com música eletrônica e percussão latina - e tudo se encaixa perfeitamente. E agora é a vez da discografia da banda ganhar releituras de orquestra. Sob o tema "Lounge Goes Classic", o programa, desenvolvido por vários arranjadores de ambos os lados (orquestra e banda), é dirigido por Paul Momberger.

Intitulado "De Capo", o projeto sinfônico é o mais recente álbum da banda alemã De-Phazz, lançado no final de novembro de 2019 com a orquestra STÜBAphilharmonie, formada em 1999 na cidade de Turíngia.

Matérias Relacionadas