O veterano duo dinamarquês Laid Back e sua fórmula atemporal

13.08.2019 | 17h04 - Atualizada em: 14.08.2019 | 10h59
Leo Almeida
Por Leo Almeida
LAIDBAdivulgação

BLOG

Giramundo

Finalmente saiu o novo álbum da lendária dupla dinamarquesa Laid Back, trabalho que comemora seu 40º aniversário.

Quase 40 anos se passaram desde que a dupla dinamarquesa Laid Back, formada por John Guldberg e Tim Stahl - eles do sucesso "White Horse" - lançaram seu primeiro single. O duo continua consistente com sua celebrada fórmula que mistura synth-pop com ritmos suaves de reggae e a quantidade na medida de música eletrônica e efeitos especiais.

LAIDBA02Foto: divulgação

"Healing Feeling", o primeiro álbum em quase seis anos, refina a fórmula de qualidade dos músicos, com vocais evocativos ao som de solos de guitarra certeiros entre grooves e sintetizadores prontos para o pôr do sol. A dica é ouvir do início ao fim, trata-se de um daqueles álbuns difíceis de escolher a melhor faixa. Uma obra de arte do Laid Back.  

Eles comemoram 40 anos mas quem celebra o lançamento são os fãs. Este é o 12º álbum de estúdio da dupla. Seu estilo atemporal e "descontraído" atraiu diversos seguidores e admiradores pelo planeta, além de colaboradores como Prince, Pharrell, The Black Eyed Peas, entre outros.

Gravado num estúdio caseiro localizado em um quintal em Vesterbro, Copenhague, "White Horse" tem um clima tão retrô quanto uma fita VHS ao mesmo tempo em que soa com sabor de novidade. Isso porque desde o início, o Laid Back tem um conceito criado em conjunto. É sobre uma química que funciona entre mentes e instrumentos, ideias e experimentalismo.  

Seis anos foi o tempo que levou para sair um novo álbum. O processo tem sido difícil e é possível que este seja o último.

"Com a idade que temos, o ritmo em que trabalhamos e a energia ... Talvez não haja mais pólvora. Pelo menos temos que provar isso a nós mesmos. Eu vou ter 71 anos em breve, então vou estar perto dos 80", comentou John Guldberg em comunicado.

No entanto, a idade não é a única razão pela qual este possa ser o último trabalho dos dois. A produção no estúdio também não tem sido tão fácil por problemas de saúde ao longo do caminho. Tim Stahl está com artrite muscular, algo que dificultou muito o processo de gravação. No momento, sua terra natal está questionando sobre uma possível aposentadoria. Mas os dois não conseguem imaginar uma vida de aposentadoria: "Trabalhar e fazer o que você gosta é um presente", disse Tim Stahl.

Se depender dos fãs eles não param tão cedo. O novo álbum do Laid Back traz a sensação de algo familiar, coisa que só faz aumentar a experiência de ouvir o Laid Back sofisticado e saboroso. Entre os destaques de "Healing Feeling", que em muito breve estreia no Lounge itapema, está a faixa título, além de "Walk with the Dreamers" e a regravação da clássica "House of the Rising Sun" - uma das músicas mais misteriosas e lendárias da história do Rock/Folk americano que se tornou sucesso com a releitura do The Animals em 1964.

Matérias Relacionadas