Orquestra composta apenas por mulheres faz duas apresentações em SC

01.06.2022 | 11h36 - Atualizada em: 01.06.2022 | 12h45
Mariana de Ávila
Por Mariana de Ávila
Orquestra curitibana Ladies Ensemble

BLOG

Mundo Itapema

"Ladies Ensemble", de Curitiba, realiza concertos gratuitos em Florianópolis e Criciúma neste mês.

A "Ladies Ensemble", formada em 2009 em Curitiba, traz aos palcos de Santa Catarina um repertório de música barroca, focado em obras de Antonio Vivaldi. A regência do espetáculo é do maestro venezuelano Roberto Ramos. As apresentações são gratuitas nos dias 9 de junho, quinta-feira, em Florianópolis e no dia 10, sexta-feira, em Criciúma. 

Vinte instrumentistas profissionais compõem a primeira orquestra de mulheres do país. No concerto que chega a solo catarinense, dez delas são solistas: Emelie Alves, Thalita Ferronato, Okasana Meister, Anadgesda Guerra, Juliane Weingartner, Karina Romanó, Morgana Schvetler, Rebeca Vieira e as irmãs Juslei e Gisele Borges. 

“Comumente quando as orquestras escolhem os solistas para os espetáculos, as mulheres são preteridas, além da preferência ser por músicos convidados”, ressalta a fundadora, diretora artística e musical da orquestra, Fabiola Bach Akel. 

Confira a orquestra "Ladies Ensamble":

A Ladies Ensemble ensaia no Auditório Regina Casillo, em Curitiba. Com musicistas de diversas faixas etárias, tem o objetivo de formar novas plateias, democratizar o acesso a música clássica e a inspirar novas gerações de instrumentistas mulheres.

O programa conta com Concerto para 4 Violinos em B Menor, RV 580 com as solistas Leila Tascheck, Thalita Ferronato, Oksana Meister e Anadgesda Guerra; Concerto em Lá Menor para Dois Violinos RV 522 com as solistas irmãs Juslei Borges Lajarin e Giselle Borges; As Quatro Estações com a Spalla da Orquestra Juliane Weingartner, na Primavera, Karina Romanó, no Verão, e Morgana Schvetler, no Outono; e a Abertura da Sinfonia L´Olimpiade Em Dó Maior, RV 725.

Todas as apresentações são realizadas às 20h. Os ingressos, que são gratuitos, devem ser reservados pelo site www.sympla.com.br. O concerto faz parte da 10ª edição do Mia Cara 2022, festival da cultura italiana que tem eventos no Paraná e em Santa Catarina.

Serviço
Bravíssimo Concertos Barrocos com Ladies Ensemble

Florianópolis
Data: 9 de junho
Horário: 20h
Local: Teatro Ademir Rosa
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5.600 – Agronômica

Criciúma
Data: 10 de junho
Horário: 20h
Local: Teatro Elias Angeloni
Endereço: Av. Santos Dumont, 1498-1608 - São Luís

Matérias Relacionadas