Os titãs do jazz Till Brönner e Bob James unem forças em novo álbum

25.11.2020 | 17h53 - Atualizada em: 26.11.2020 | 12h06
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
TIBOBJDivulgação

BLOG

Giramundo

O mundialmente renomado trompetista e cantor alemão de jazz, Till Brönner, e a lenda do jazz e vencedor do Grammy, Bob James, acabam de lançar seu primeiro álbum em colaboração, "On Vacation", pela Sony Masterworks.

No outono de 2019, o alemão Till Brönner convidou o tecladista, arranjador e produtor musical americano Bob James para encontrá-lo no lendário estúdio “La Fabrique” em Saint-Rémy-de-Provence, próximo de Marselha, na França. Absorvendo o espírito da mansão de 200 anos (famosa por hospedar sessões de nomes como Nick Cave e Charles Azanavour) e o clima de férias que o título do álbum sugere, a dupla imediatamente mergulhou na energia vibrante que surge dos arredores do lugar. Juntos, eles gravaram um total de doze faixas evocativas que celebram sua química recém-descoberta como colaboradores e amigos.

TBO14Imagem: Divulgação

Ao longo da carreira, Till Brönner emergiu como o trompetista de jazz mais proeminente da Alemanha e uma presença prolífica no mundo do jazz. Desde sua estreia em 1993, o músico gravou 18 álbuns e colaborou com diversos artistas, como Carla Bruni, Madeleine Peyroux, Luciana Souza, Kurt Elling, Melody Gardot, Sergio Mendes, entre outros. Mais recentemente, ele juntou forças com o baixista Dieter Ilg no álbum conjunto "Nightfall", lançado em 2018.

Bob James é um dos grandes nomes do jazz fusion, estilo musical que surgiu nos anos de 1960 e influenciou diversos artistas com sua mistura de jazz com rock, funk, R&B e Latin jazz. Apadrinhado por ninguém menos que Quincy Jones, James tem uma carreira bem-sucedida – em 50 anos de atividade, lançou quase 60 discos solo e com seu cultuado grupo Fourplay, além de envolver em projetos de colaboração vencedores do Grammy.

Um dos destaques de "On Vacation" é a faixa que abre e conceitua o álbum, uma versão sofisticada do clássico de Buddy Johnson - 'Save Your Love for Me'.

Matérias Relacionadas