Patti Smith vai ser homenageada com prêmio literário

19.02.2020 | 17h45 - Atualizada em: 19.02.2020 | 17h41
Marina Martini Lopes
Por Marina Martini Lopes
Editora
Patti Smith vai ser homenageada mais uma vez - agora, não como musicista, mas como escritora e poetisa

BLOG

Mundo Itapema

Outros escritores que já receberam o PEN America Literary Service Award são J.K. Rowling, Stephen King e Margareth Atwood

Patti Smith vai ser homenageada mais uma vez - agora, não como musicista, mas como escritora e poetisa: a artista vai receber o PEN America Literary Service Award, prêmio entregue anualmente a alguém de grande relevância não apenas cultural, mas que também tenha impactado e influenciado as áreas sociais e de direitos humanos - uma das grandes bandeiras da PEN America é a defesa da liberdade criativa e de expressão. Outros escritores que já receberam o troféu são J.K. Rowling, Stephen King, Toni Morrison, Phillip Roth e Margareth Atwood.

"Em todas as suas incríveis encarnações - deusa do rock, poeta, testemunha eloquente da Nova York boêmia de sua juventude -, Patti Smith sempre falou sobre o poder transformador da literatura em sua própria vida, e usou o estrelato para encorajar a leitura e a escrita entre legiões que a admiram", declarou Jennifer Egan, presidente da PEN America, por meio de um comunicado oficial. "Ela se estabeleceu um exemplo de artista feminina, sendo ao mesmo tempo profundamente humana - algo no qual eu ainda tento me espelhar."

A cerimônia de 2020 do PEN America Literary Service Award acontece no dia 19 de maio no American Museum of Natural History, em Nova York. Em março, Patti Smith tem shows marcados nos Estados Unidos, antes de seguir para a Austrália e a Europa.

Matérias Relacionadas