Pensando Sobre Games: entrevista com os compositores de "Fall Guys"

21.10.2021 | 08h00
 Joana Caldas
Por Joana Caldas
Repórter do G1/SC e editora do blog Pensando Sobre Games
Fall Guys

BLOG

Universo Compartilhado

Uma conversa com Daniel Hagström e Jukio Kallio sobre as divertidas músicas que embalam as jujubas

Tem entrevista internacional esta semana aqui na coluna! Eu conversei com Daniel Hagström e Jukio Kallio, que são os responsáveis pelas músicas do jogo Fall Guys. Eles falam sobre como se envolveram com o game das jujubas, quais as inspirações e os desafios de manter uma identidade musical durante as temporadas. E vamos logo para as perguntas!

Como vocês se envolveram com Fall Guys?

O Jukio foi contatado pela Mediatonic [desenvolvedora] e Devolver [publicadora], visto que ele já é conhecido como um compositor para jogos independentes. Fall Guys, como um conceito, definitivamente tinha que ter um som específico para a música e o Jukio sabia logo quem seria a melhor pessoa para fazer a produção - o Daniel.

Daniel Hagström e Jukio Kallio são os responsáveis pelas músicas do jogo "Fall Guys"Daniel Hagström/Arquivo pessoal

Quando foi o primeiro contato de vocês com as pessoas que fizeram o jogo?

O primeiro contato com a Mediatonic foi no outono [primavera no Brasil] de 2019. O trabalho musical propriamente dito começou na primavera [outono no Brasil] de 2020 [o jogo foi lançado em agosto de 2020].

Vocês se conheciam antes de trabalhar no game?

Sim, já somos bons amigos há uma década!

Vocês dois já trabalharam juntos antes em outro jogo?

Nós trabalhamos juntos em alguns jogos menores e em outros projetos musicais diferentes, mas esta foi a primeira vez que nós trabalhamos juntos em um projeto grande de game como este!

Qual a inspiração de vocês para a música no Fall Guys?

Inicialmente, o visual teve uma grande importância para encontrar inspiração! No começo, recebemos capturas de tela e vídeos da Mediatonic e o mundo meio de brinquedo colorido realmente nos inspirou a fazer uma música com uma batida animada. Começamos a fazer a música gravando com alguns brinquedos antigos e objetos da casa, como um telefone antigo. E o balão, claro, que você pode ouvir na música-tema! Jingles de esporte antigos da TV também fizeram parte de encontrarmos o estilo.

Cada nova temporada tem o seu próprio tema, por exemplo, medieval ou festas de fim de ano, o que dá mais gás à inspiração para a música.

Quais instrumentos vocês usam para compor?

Os instrumentos são, principalmente, sintetizadores e samplers, junto com vozes gravadas e samples de brinquedos e percussão.

Algumas músicas parecem ter letra (como Fall ‘N’ Roll e Falling Stars). Quem canta?

As vozes são gravadas pelo Jukio, e depois bastante processadas para criar o som vocal final. Geralmente, usamos várias camadas de vozes, para parecer uma multidão de jujubas cantando, já que é um game multijogador!

Vocês escrevem essas letras? Se sim, podem nos mostrar como elas são?

As letras são bobagem, haha! Falling Stars foi a primeira música da qual precisamos escrever a letra, porque as vozes são um elemento importante na música e precisavam ser claras. Dito isso, todas as anotações sobre essa gravação são um segredo bem guardado!

Vocês esperavam que o jogo fosse tão bem-sucedido?

O sucesso nos surpreendeu com certeza! Apesar de que, é claro, nós sempre tivemos grandes expectativas porque, na nossa opinião, o conceito do jogo era muito divertido.

Como é trabalhar em várias temporadas do mesmo jogo?

É bem divertido enfrentar os diferentes temas. Inventar formas de melhorar nosso trabalho anterior também é desafiante, de um jeito satisfatório. Com a primeira temporada, o desafio era criar todo um novo mundo musical. Com cada temporada que se sucedeu, pudemos expandir os limites do mundo musical que criamos!

Quanto tempo antes de uma temporada começar vocês têm para fazer a trilha sonora?

Geralmente temos cerca de dois meses para criar a trilha sonora da temporada, do começo ao fim.

Quais são os desafios para fazer a música encaixar no tema da temporada, mas também com o restante do jogo?

Esta é uma grande questão com toda a temporada que criamos. Vejamos a temporada 2 (medieval), por exemplo – além dos instrumentos medievais, sentimos que frequentemente a essência da música medieval vem de um certo tom melancólico das composições. Foi um desafio real fazer a trilha sonora parecer leve, feliz e brilhante, mas ainda “medieval” o suficiente!

Quais são os desafios de se trabalhar durante uma pandemia? Vocês conseguiram se encontrar para compor?

Já trabalhamos tanto juntos que não foi tão difícil quanto temíamos. Combinamos o nosso trabalho de um jeito que poderíamos facilmente trabalhar separados se precisássemos. Nossos estúdios são perto um do outro, então podemos fazer reuniões rápidas facilmente também.

*Daniel e Jukio possuem estúdios em Helsinque, na Finlândia.

Matérias Relacionadas