Pixies comemora os 30 anos de "Trompe Le Monde" com edição especial

30.08.2021 | 08h00
Marina Martini Lopes
Por Marina Martini Lopes
Editora
Pixies Trompe Le Monde

BLOG

Mundo Itapema

Em vinil verde, o álbum tem edição limitada

Em seu 30º aniversário, o álbum Trompe Le Monde, lançado pelo Pixies em 1991, está sendo relançado em vinil verde marmorizado em edição limitada: a nova versão chega ao mercado no dia 24 de setembro. Trompe Le Monde encerrou uma série de discos marcantes (um mini-álbum seguido de quatro discos completos, lançados em rápida sucessão) que consolidou o Pixies como uma das maiores bandas de sua geração.

Traduzido do francês para algo como "enganar o mundo", Trompe Le Monde mostrou que o grupo seguia inquieto no desejo de levar seu som adiante. Gravado entre Burbank, Paris e Londres, com o produtor Gil Norton novamente no controle, o trabalho é um dos mais divertidos do Pixies, com letras de Black Francis sobre OVNIs e teorias da conspiração, enquanto o power pop divide espaço com o space rock do predecessor Bossanova.

Apresentando os singles Planet of Sound, Alec Eiffel, Letter to Memphis e um cover de Head On, de The Jesus and Mary Chain, Trompe Le Monde é um tiro rápido de apenas 40 minutos. Recebendo elogios da crítica da época e seguindo em uma turnê que incluiu dividir estádios com o U2, o álbum também provou ser o fim do primeiro ato da banda: levou mais de uma década para que os integrantes voltassem juntos aos palcos.

O Pixies, aliás, retoma as turnês em setembro, tocando em uma série de festivais e fazendo shows especiais ao lado do Nine Inch Nails.

Matérias Relacionadas