Queen revisita parceria com Béjart e Versace

17.01.2022 | 17h51 - Atualizada em: 17.01.2022 | 18h39
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
BFL144divulgação

BLOG

Giramundo

Série ‘Queen the Greatest’ apresenta um episódio por semana para celebrar os 50 anos da banda.

Queen comemora 50 anos e exibe vídeos raros na série de arquivo intitulada 'The Greatest' no Youtube oficial. O episódio desta semana revisita a extraordinária colaboração entre Queen, Versace e o revolucionário coreógrafo Maurice Béjart.

Inspirado pelo álbum "Made in Heaven" do Queen e movido pelo desejo de lançar luz sobre a pandemia de AIDS e a tragédia das pessoas que morreram muito jovens por causa dela, o coreógrafo de renome internacional, Maurice Béjart, abordou o Queen com uma visão extraordinária para um novo balé. O espetáculo "Ballet For Life" seria também uma homenagem à Freddie Mercury e ao ex-dançarino principal de Béjart, Jorge Donn, ambos perdidos para a AIDS.

Com o extenso e eclético catálogo de músicas do Queen para escolher, Béjart começou a criar um balé com algumas das músicas mais icônicas da banda de maneiras completamente novas. Béjart habilmente adicionou algumas músicas de Mozart à mistura e, à medida que o balé tomou forma, ele recorreu a Gianni Versace para desenhar os figurinos.

A estreia em janeiro de 1997 no Théâtre de Challot em Paris incluiu uma apresentação do Queen acompanhado por Elton John. O "Ballet For Life" ainda é até hoje uma parte fundamental na história do Queen.

Disponível em DVD/Blu-ray, o espetáculo marcou a primeira e única vez em que um ballet de longa-metragem foi emparelhado com rock, em uma obra que também apresenta algumas peças tradicionais de Mozart. O tema 'Cycle of Life' da coreografia é o complemento perfeito para músicas como 'It's a Beautiful Day', 'I Born Born to Love You' e 'Radio Ga Ga'. A imperdível produção termina lindamente com a espetacular 'The Show Must Go On'.

BFL22Imagem: divulgação

Matérias Relacionadas