"Raya e o Último Dragão", nova animação da Disney, ganha primeiro trailer

27.01.2021 | 10h33 - Atualizada em: 28.01.2021 | 08h22
Marina Martini Lopes
Por Marina Martini Lopes
Editora
"Raya e o Último Dragão" é o novo filme da Disney

BLOG

Universo Compartilhado

Inspirado na cultura do Sudeste Asiático, o filme tem estreia prevista para 5 de março

A Disney liberou o primeiro trailer completo de Raya e o Último Dragão, sua próxima animação original: o filme tem estreia prevista para 5 de março, tanto nos cinemas quanto na plataforma de streaming Disney+. No longa, a protagonista, Raya, procura unir as tribos de sua civilização para enfrentar uma onda de monstros que promete ameaçar a vida de todos - para isso, sua maior esperança é invocar um dragão; mas, quando ela o encontra, ele não é exatamente o que ela esperava.

Veja o trailer de Raya e o Último Dragão:

Raya e o Último Dragão é dirigido por Don Hall e Carlos López Estrada. Como tem feito em suas últimas produções, a Disney procurou escalar um elenco que represente a cultura retratada na história: o elenco conta com diversos artistas com origens asiáticas, como Awkwafina, Kelly Marie Tran, Gemma Chan, Daniel Dae Kim, Sandra Oh, Benedict Wong, Lucille Soong e Ross Butler. Nas redes sociais, a escalação gerou comentários tanto positivos quanto negativos.

"Eu estou tão orgulhosa dessa representação!", escreveu uma usuária do Twitter. "Como filipina, estou emocionada com o trailer. [Os personagens] usando o salakot [chapéu tradicional da região], lutando com as espadas Moro, as cores da pele das pessoas... Estou chorando." Outra usuária comentou: "Animada pelas crianças que vão se ver representadas em um filme da Disney!"

Mesmo assim, algumas pessoas apontaram que a maioria dos personagens é dublado por atores com origens na Ásia Oriental (que compreende países como China, Japão e Coreia do Sul), enquanto o filme é inspirado na cultura do Sudeste Asiático (correspondente a países como Filipinas, Laos, Singapura, Tailândia e Vietnã). "Cada país no Sudeste Asiático é muito único... Uma pessoa tailandesa não é igual a uma pessoa da Indonésia", argumentou outra usuária. "Nós temos costumes diferentes e falamos idiomas diferentes. O filme não representa nenhum país em particular."

Kelly Marie Tran, porém, a dubladora de Raya, tem pais nascidos no Vietnã, no Sudeste Asiático; e será a primeira atriz com origens na região a interpretar a protagonista de um filme da Disney.

Matérias Relacionadas