Robbie Robertson: videoclipe inspira documentário sobre a The Band

06.02.2020 | 17h34 - Atualizada em: 07.02.2020 | 00h36
Leo Almeida
Por Leo Almeida
RR01divulgação

BLOG

Giramundo

Robbie Robertson acaba de compartilhar o videoclipe de 'Once Were Brothers', faixa de seu álbum de 2019 "Sinematic", que inspirou o título do próximo documentário "Once Were Brothers: Robbie Robertson and The Band".

O videoclipe é dirigido pelo cineasta e documentarista Kevin Kerslake, que fez vídeos marcantes na década de 1990 para nomes como Nirvana, Sonic Youth, Smashing Pumpkins, Red Hot Chili Peppers, Stone Temple Pilots e Green Day. Recentemente, ele dirigiu o elogiado documentário "Joan Jett, Bad Reputation".

RR02Imagem: divulgação

O novo vídeo é o primeiro de Robbie Robertson há duas décadas e apresenta uma performance intimista da respeitada figura canadense combinada com imagens monocromáticas e tons de sépia. Kevin Kerslake usa tecnologia digital de ponta e algumas das mais antigas técnicas de fotografia e cinema, capturando Robertson como nunca antes. O objetivo é refletir sobre o vínculo que ele compartilhou com os companheiros do grupo The Band e sua eventual dissolução.

Segundo Robbie Robertson, "quando os cineastas ouviram a música, ficaram profundamente comovidos e não apenas queriam usá-la no filme, como decidiram chamá-lo de 'Once Were Brothers'. No vídeo, queríamos ir em uma direção diferente. O diretor Kevin Kerslake entrou com muita imaginação e estilo. Tivemos um tempo brilhante trabalhando juntos."

O documentário "Once Were Brothers: Robbie Robertson and The Band" estreia nos cinemas de Nova York e Los Angeles em 21 de fevereiro. O filme conta a história de Robertson e sua trajetória na música. Compositor, guitarrista e vocalista do The Band, grupo de rock que começou em 1967, o artista foi responsável pela produção de sucessos como "The Weight" e "The Night They Drove Old Dixie Down". O documentário revisita uma parte da juventude de Robertson, além de reunir fotografias e imagens de arquivo que relembram momentos marcantes da banda.

Dirigido por Daniel Roher e inspirado em "Testimony", a autobiografia do artista lançada em 2016, o filme conta com comentários de colaboradores e admiradores como Martin Scorsese (que também é produtor executivo do projeto), Bruce Springsteen, Eric Clapton, Van Morrison, Peter Gabriel e Taj Mahal. Confira o trailer!

Matérias Relacionadas