Rock consciente: "Gigaton" é o novo álbum do Pearl Jam

16.01.2020 | 19h50 - Atualizada em: 17.01.2020 | 10h35
Lívia Fernandes
Por Lívia Fernandes
Estagiária
Capa do álbum Gigaton

BLOG

Let It Rock

O disco fala sobre um tema bastante atual: o aquecimento global

O Pearl Jam anunciou nesta segunda-feira (13) o lançamento do seu mais novo álbum autoral, Gigaton, que chegará às prateleiras americanas em 27 de março. Gigaton, que dá nome à obra, se trata de uma unidade de medida de massa equivalente a um bilhão de toneladas. Já na climatologia, este termo é usado para estimar a quantidade de gelo que está derretendo nos polos.  

Formada nos anos 1990, a banda é mundialmente conhecida por sua música, mas também pelo seu lado desafiador e ativista. Inclusive, esta não é a primeira vez que o grupo luta por causas relacionadas ao meio ambiente. Em 2013, por exemplo, o vocalista Eddie Vedder se pronunciou a respeito do rompimento da barragem de Mariana durante um show da banda em Belo Horizonte. Seu discurso aconteceu antes de começar a tocar a música Infallible, que fala justamente sobre a finitude da vida humana e da natureza, deixando o momento ainda mais comovente. 

O grupo já vinha há algum tempo liberando pistas aos seus fãs a respeito do novo álbum, através de imagens e um tweet que dizia "Procure o Pearl Jam em cidades ao redor do mundo" acompanhado de um vídeo em que um símbolo misterioso, que já tinha sido compartilhado anteriormente, aparece espalhado por diversos países. Foi assim que os fãs começaram a especular sobre a temática de Gigaton e puderam concluir que se trata de uma produção dedicada à luta contra o aquecimento global. 

A capa do disco, bastante significativa, se trata de uma geleira em Svalbard, território ártico norueguês. Segundo o Centro Norueguês de Serviços Climáticos, a temperatura média anual no arquipélago de Svalbard aumentou 4°C desde 1970, com a temperatura no inverno aumentando mais de 7°C. Estima-se que a temperatura deve subir entre 7°C a 10°C até o final desde século. A foto da capa foi registrada pelas lentes do fotógrafo e biólogo marinho canadense Paul Nicklen e mostra a gravidade e veracidade do degelo, com verdadeiras cachoeiras se formando das geleiras. 

Além de anunciar a chegada de Gigaton, a banda também confirmou a sua agenda de shows pela América do Norte e pela Europa. A primeira apresentação acontecerá em Toronto, no Canadá, dia 17 de março, e a última está marcada para Holanda, no dia 23 de julho. A relação completa de datas e locais está publicada no site da banda.

Matérias Relacionadas