Ryuichi Sakamoto exibe concerto de piano gravado em Tóquio

18.05.2020 | 11h20 - Atualizada em: 18.05.2020 | 11h48
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
RSak01 imagem divulgação

BLOG

Giramundo

O concerto de Ryuichi Sakamoto, "Playing the Piano for the Isolated", que acaba de chegar no YouTube com o convidado especial Hidejiro Honjoh, foi gravado originalmente em Tóquio no mês passado.

Ryuichi Sakamoto é músico, compositor, produtor, ator japonês e co-fundador da Yellow Magic Orchestra, banda de grande influência no surgimento do Acid House e do movimento techno do final dos anos 1980 e começo dos 1990. A boa nova é que Sakamoto acaba de compartilhar um filme de concerto intitulado "Playing the Piano for the Isolated", dando aos ouvintes e expectadores a chance de experimentar uma performance "ao vivo" de músicas que abrangem toda sua carreira, enquanto ficam em casa na quarentena. Hidejiro Honjoh, músico conhecido por tocar o shamisen, instrumento japonês tradicional de três cordas, aparece como convidado especial, improvisando com Sakamoto.

Compositor de trilhas sonoras e vencedor do Oscar em 1988, com o filme "O Último Imperador" de Bernardo Bertolucci - junto com David Byrne e Cong Su - Sakamoto estudou na Universidade Nacional de Tóquio de Belas Artes e Música, onde formou-se bacharel em composição e tornou-se mestre com ênfase em música eletrônica e música étnica. O artista fez algumas participações em filmes, como “Merry Christmas, Mr. Lawrence” (1983), de Nagisa Oshima ("Furyo, em Nome da Honra", título em português) e também compôs a trilha e a música-tema “Forbidden Colours”, uma de suas composições mais famosas, além de assinar músicas para diversos outros filmes como “Tacones Lejanos” (1992), “O Pequeno Buda” (1993), a série de TV "Wild Palms" (1993), “Olhos de Serpente” (1998), “Gohatto” (1999), “Femme Fatale” (2002) e "Chama-me Pelo Teu Nome" (2017).

RSAK02Imagem: Divulgação

Em "Playing the Piano for the Isolated", Sakamoto executa músicas de toda a sua carreira na performance gravada em 2 de abril de 2020. Em comunicado ele explicou que o local foi completamente esterilizado e a equipe e os músicos trabalharam sob recomendações médicas. O concerto apresenta clássicos do compositor mas também sucessos como “Andata”, do mais recente álbum "Async", de 2017, o décimo nono álbum de estúdio solo de Sakamoto - e primeiro em oito anos desde "Out of Noise" - lançado depois que se recuperou de um câncer de garganta em 2015.

Matérias Relacionadas