Sérgio Mendes: novo documentário internacional celebra a obra do ícone da bossa nova

24.01.2020 | 15h20 - Atualizada em: 24.01.2020 | 15h19
Marina Martini Lopes
Por Marina Martini Lopes
Editora
O trailer tem o hit máximo do músico, a faixa "Mas Que Nada", como trilha sonora

BLOG

Mundo Itapema

"In the Key of Joy" conta com participações e depoimentos de artistas como Quincy Jones, Will.i.am e John Legend

A obra do ícone da bossa nova Sérgio Mendes vai ser celebrada em um novo documentário internacional, batizado In the Key of Joy, que vai contar com participações de artistas como Quincy Jones, Will.i.am e John Legend. O trailer, divulgado na última semana, abre com a voz de Mendes declarando que gosta muito de uma certa palavra em inglês: "serendipity", que normalmente é traduzida como "acaso", mas que indica mais especificamente uma sequência aleatória e positiva de eventos, que acaba beneficiando aqueles a quem ocorre. "Essa é a história da minha vida", diz Mendes sobre o termo.

Com o hit máximo do músico, a faixa Mas Que Nada, como trilha sonora, o vídeo é uma amostra da grande quantidade de imagens e gravações de arquivo de Sérgio Mendes e sua banda, a Brasil '66, presentes no filme - artistas lendários como Frank Sinatra e Stevie Wonder também aparecem nos registros mais antigos. Diversos cantores e musicistas dão seus depoimentos a respeito da obra do músico brasileiro: Will.i.am o define como "um tradutor, que traduziu o que estava acontecendo no Brasil para o resto do mundo"; enquanto o também brasileiro Carlinhos Brown diz que "Sério Mendes" é sinônimo de "inteligência musical."

Confira o trailer:

In the Key of Joy foi dirigido por John Scheinfeld, que anteriormente assinou filmes a respeito de outros músicos, como Harry Nilsson, John Lennon e John Coltrane. "Eu senti fortemente que este filme precisava ser um contraponto à toda escuridão vinda de Washington e à toda polarização política que domina a paisagem cultural hoje em dia", o cineasta declarou. "É um documentário alegre, enérgico, para inspirar e unir as pessoas da mesma maneira que a música de Sérgio faz. Eu realmente acredito que é o filme certo no momento certo."

Matérias Relacionadas