Spike Lee dirige "American Utopia", de David Byrne, para estreia na HBO

19.06.2020 | 12h10 - Atualizada em: 01.07.2020 | 15h12
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
DBy1 imagem divulgação

BLOG

Giramundo

A HBO vai transmitir a versão filmada do show da Broadway "American Utopia" de David Byrne, dirigida por Spike Lee, ainda este ano. O anúncio foi feito na terça-feira pela vice-presidente executiva da HBO, Nina Rosenstein.

Em 2019, David Byrne colaborou com 11 outros músicos para executar uma versão modificada do álbum de 2018 "American Utopia", juntamente com várias músicas de sua banda anterior, Talking Heads, para exibir o show na Broadway, no Hudson Theatre, com estreia em 20 de outubro de 2019 e encerramento em 16 de fevereiro de 2020. Spike Lee, convidado especialmente para registrar a obra, contratou 11 operadores de câmera para capturar cada detalhe da produção.

"É uma honra e um privilégio que meu irmão de arte, Sr. David Byrne, tenha me pedido para me juntar a ele em um show e me convidar para o seu magnífico mundo da utopia americana", disse Lee em comunicado.

"Spike e eu cruzamos o caminho muitas vezes ao longo dos anos, obviamente, sou um grande fã, e agora finalmente aqui foi uma oportunidade para trabalharmos juntos", disse Byrne. “Estou absolutamente emocionado com o resultado. O show da Broadway foi um desafio maravilhoso, além de uma oportunidade - foi uma alegria apresentar e, melhor ainda, deixar as canções falarem por si mesmas. Estamos emocionados com o fato de que todo o contexto do show possa agora atingir um público maior.”

O filme conta com o trabalho de uma equipe gigante, como a coreógrafa Annie-B Parson, a diretora de fotografia Ellen Kuras, a consultora de produção Alex Timbers e o editor Adam Gough. A River Road Entertainment e a Warner Music Entertainment são as produtoras executivas e financiadoras da produção. O design de iluminação é de Rob Sinclair e Pete Keppler é creditado como engenheiro de som. Karl Mansfield e o brasileiro Mauro Refosco são os diretores musicais. O filme é produzido pela "Todomundo", de David Byrne, e a "Forty Acres", de Spike Lee, em parceria com Mule Filmworks e RadicalMedia.

"American Utopia" de David Byrne é uma experiência transformadora e um exemplo perfeito de como o entretenimento pode nos unir durante esses tempos difíceis. A direção brilhante de Spike Lee adiciona um nível de intimidade ao desempenho poderoso de Byrne. Nina Rosenstein, vice-presidente executiva de programação da HBO, declarou que a equipe da emissora está entusiasmada por compartilhar esse show inovador com o público. O filme será lançado na rede premium do canal a cabo americano no final deste ano.

Matérias Relacionadas