Star Wars: Clone Wars ou Rebels? Qual é a melhor série de animação da franquia?

23.03.2020 | 17h59 - Atualizada em: 24.03.2020 | 10h40
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
Swcw01Divulgação

BLOG

Universo Compartilhado

O retorno de Clone Wars para a última temporada aquece a discussão entre os fãs da franquia sobre qual a melhor animação.

Quando 'Star Wars: The Clone Wars' aparentemente terminou apenas para sua série irmã 'Star Wars: Rebels' assumir o bastão, era inevitável que se enfurecessem os debates sobre qual das séries era superior. As duas provaram ser programas surpreendentemente diferentes e difíceis de comparar, mas com o retorno de The Clone Wars para uma última temporada na plataforma de streaming Disney+, aqueceu novamente a discussão entre os fãs da franquia sobre qual a melhor animação.

Swr02Imagem: Divulgação

A semelhança entre as séries parece exigir comparação. Utilizando as mesmas técnicas de animação em 3D, lideradas pelos mesmos criadores, como o showrunner Dave Filoni, e apresentando muitos dos mesmos personagens, aparentemente foi fácil ver Rebels como uma continuação dos temas e tramas de The Clone Wars. E na ausência de uma temporada final adequada para The Clone Wars, Rebels serviu como uma boa continuação, proporcionando aos criadores a chance de progredir nas histórias de personagens como Ahsoka Tano e Capitão Rex.

Mas os fãs de ambas as séries podem atestar suas diferenças fundamentais. Em primeiro lugar, é importante observar as estruturas narrativas entre as duas. Embora The Clone Wars tenha se centrado principalmente em torno de Anakin Skywalker, sua padawan Ahsoka e o Exército dos Clones lutando nas Guerras Clônicas, havia realmente um elenco empenhado e o programa não tinha medo de passar vários episódios com personagens menores. Com aventuras pontuais ou curtos arcos de múltiplos episódios, as histórias tinham mais foco no conflito como um todo do que qualquer protagonista específico.

Rebels optou por uma abordagem muito mais tradicional, concentrando-se principalmente no personagem principal Ezra Bridger, enquanto ele passava pela jornada de herói clássico com a tripulação da nave "Fantasma" para aprender os caminhos da Força e salvar a Galáxia (ou pelo menos mantê-la segura até Luke Skywalker salvar completamente depois). O foco narrativo não saltou para outros personagens fora do elenco principal e o resultado foi que a série se aprofundou mais nos personagens que possuía, dando uma visão muito mais limitada do conflito como um todo.

Tais diferenças drásticas colocam muitos fãs na posição de evitar o favoritismo entre uma ou outra. Em vez disso, as duas séries são diferentes o suficiente para se tornarem um caso clássico de escolha. Se você gosta de uma abordagem experimental de narrativa que lança uma ampla rede sobre as muitas facetas de temas complicados, como a guerra, então assista The Clone Wars. Se prefere uma história mais clássica na linha dos filmes, uma que explora arcos multifásicos com personagens cujas histórias você ainda não conhece, então Rebels é o caminho. O fato é que ambas têm a qualidade incontestável da franquia, cada uma com seus méritos. Quando dia 12 de novembro chegar, data prevista para a estreia do Disney+ no Brasil, as duas séries estarão disponíveis no catálogo e você poderá assistir e fazer sua escolha, ou provavelmente se tornar fã das duas.

Matérias Relacionadas