Sufjan Stevens retorna com primeiro álbum em cinco anos

06.07.2020 | 09h00 - Atualizada em: 13.07.2020 | 02h30
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
SSt1 imagem divulgação

BLOG

Giramundo

O músico norte-americano está de volta com single de 12 minutos chamado “America”.

Sufjan Stevens anunciou no início desta semana o lançamento de seu mais novo álbum intitulado "The Ascension", oitavo disco do cantor e compositor e primeiro trabalho solo em cinco anos. O primeiro single acaba de ser divulgado nas plataformas oficiais, a reflexiva faixa “America”, que chega juntamente com um videoclipe com produção do próprio artista. Em recente declaração, Stevens disse que a música ​​é "uma canção de protesto contra a doente cultura americana em particular".

SStv2Foto: divulgação

“America” tem uma sonoridade temperada pelas atmosferas do indie e do folk, dando um vislumbre de como será o conceito do novo trabalho, sucessor do álbum "Carrie & Lowell", de 2015. Por mais que pareça que a música seja sobre o momento atual em que vivemos, ela foi escrita seis anos atrás. "Fiquei pasmo com a música quando a escrevi pela primeira vez”, disse Stevens. “Porque parecia vagamente mesquinha e a quilômetros de distância de todo o conceito de ‘Carrie & Lowell’. Então eu arquivei. Mas quando desenterrei a demo alguns anos depois, fiquei chocado com a presciência. Eu não podia mais descartá-la como simplória. A música estava claramente articulando algo profético e verdadeiro, mesmo que eu não tivesse conseguido identificar na época. Foi quando vi um caminho claro para o que tinha que fazer a seguir."

O novíssimo “The Ascension” está previsto para o dia 25 de setembro, disponível para pré-venda aqui. O lançamento segue o álbum “Aporia”, deste ano, projeto que Sufjan Stevens fez em colaboração com o padrasto Lowell Brams. O disco físico irá contar com um livreto de 16 páginas contendo desenhos de Sufjan, que devem seguir o visual da já divulgada arte de capa.

Matérias Relacionadas