Tecnologia de jogos 'VR' pode ajudar a recuperar produção em Hollywood

23.06.2020 | 04h14 - Atualizada em: 23.06.2020 | 11h53
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
Tecvr1 imagem divulgação

BLOG

Universo Compartilhado

Os estúdios de Hollywood estão adaptando a realidade virtual em um ritmo acelerado, trazendo o que antes era considerado tecnologia de jogos para as telas.

Segundo o site da rede de TV norte-americana CNBC, Hollywood está recorrendo à tecnologia de videogame de realidade virtual, ou 'VR', para ajudar nos esforços da indústria do cinema a se recuperar na era do COVID-19. De fato, em alguns casos, isso já começou. Os recentes lançamentos de "Mandaloriano" e "Rei Leão" da Disney utilizaram tecnologias da HTC Vive e Unreal Engine da Epic para criar cenários imersivos vistos na tela. Em vez de viajar para um deserto árido como George Lucas fez décadas atrás, no mais recente Star Wars a produção gravou em um estúdio com aspectos de um cenário real colocado contra um painel projetado num fundo virtual. O resultado final é um banquete visual impressionante que pode se tornar o novo normal, já que os estúdios de cinema buscam maneiras de continuar produzindo em meio à pandemia global.

A Epic Games tem lançado o Unreal Engine além do reino dos jogos há algum tempo e isso se manteve nos últimos anos. A aplicação da tecnologia VR lightboard foi usada como uma espécie de tela verde atualizada para sequências de montagens de filmes desde "Oblivion", de Martin Scorsese, até "Rampage", adaptado para os videogames. A tecnologia VR teve uma reviravolta ainda mais curta em Hollywood, mas o showrunner de "Mandaloriano", Jon Favreau, é um dos primeiros defensores da tecnologia, usando-a em suas últimas três produções para a Disney.

Como a rede CNBC mostra no vídeo abaixo, as produções de Hollywood precisam repensar como irão produzir seus filmes agora mais do que nunca. A tecnologia de realidade virtual está se tornando uma resposta acessível, mantendo o elenco e a equipe socialmente distantes. Por exemplo, a tecnologia VR agora está sendo usada para pesquisa de localização, onde um estúdio pode contratar uma equipe local para capturar imagens e locações que eles gostariam de usar em um filme e, em seguida, refazer o material recriando ambientes onde se possa usar e explorar o conteúdo em VR e, em depois, utilizar na edição.

Os videogames estão à frente da curva quando se trata de criar mundos visuais. Em sua busca por produzir experiências com qualidade de cinema, talvez os games tenham superado Hollywood quando se trata de criar paisagens fantásticas que poderíamos visitar apenas com nossos olhos. Com a rápida adaptação do VR pelos estúdios, em decorrência do COVID-19, uma fusão de mídias que pode levar anos para acontecer está agora encontrando um novo caminho. O público de amanhã ainda irá às salas de cinema para ver essas criações? Os filmes resistirão ao elemento interativo que torna os jogos tão tentadores? Quem sabe? O futuro está sempre cheio de surpresas.

Matérias Relacionadas