Tom Jobim: show em Montreal é disponibilizado na íntegra no Youtube

26.01.2021 | 16h37 - Atualizada em: 28.01.2021 | 10h21
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
TOJO45Divulgação

BLOG

Giramundo

O registro do primeiro DVD oficial de Tom Jobim, "Ao Vivo em Montreal", é um delírio para os admiradores do compositor. No dia em que o maestro completaria 94 anos, 25 de janeiro, o material chegou ao Youtube comemorando a obra do mestre.

O show "Tom Jobim Ao Vivo Em Montreal" foi originalmente gravado por uma emissora de TV canadense, mas o resgate do material em 2006 pelo selo Biscoito Fino, prima pela qualidade de imagem e som ao ser especialmente editado em DVD. O espetáculo acaba de ser publicado na íntegra no Youtube para comemorar o aniversário do mestre. O maestro Antonio Carlos Jobim, ao piano e muito à vontade, é rodeado por sua incrível 'Banda Nova', formada pelo filho Paulo (violão e teclados), Tião Neto (baixo), Paulo Braga (bateria), Danilo Caymmi (flauta e vocais), Jaques Morelenbaum (violoncelo) e um coro feminino com sua filha, Elizabeth, sua mulher, Ana, e ainda Maúcha Adnet, Paula Morelenbaum e Simone Caymmi.

O repertório passa por clássicos da bossa nova ("Água de Beber", "Samba do Avião", "A Felicidade", "Garota de Ipanema"), além de revelar material então recente na ocasião ("Borzeguim", "Gabriela" e "Two Kites").

TOJO44Imagem: Divulgação

Confira a descrição da gravadora Biscoito Fino: "Maior nome da Música Popular Brasileira em todas as suas vertentes, o maestro soberano Antonio Carlos Jobim justifica a celebração permanente em torno do seu nome e da sua obra. “Tom Jobim - Ao Vivo em Montreal” foi filmado em 1986, no Festival Internacional de Jazz da cidade canadense.  

Clássicos da bossa nova são sinônimos da sua música e da própria identidade brasileira no mundo: ‘Água de beber’, ‘Chega de saudade’, ‘A felicidade’, ‘Garota de Ipanema’, parcerias com Vinicius de Moraes, e ‘Samba de uma nota só’, com Newton Mendonça. Nesse show, há também aquelas com letra e música de Jobim, criadas a partir dos anos 60: ‘Wave’, ‘Samba do avião’, ‘Waters of march’, versão de ‘Águas de março’ vertida para o inglês pelo próprio Tom. ‘Two kites’, ‘Gabriela’, ‘Falando de amor’ e ‘Borzeguim’ são composições das décadas de 70 e 80, período em que Tom regressava dos EUA para tornar a ver o Rio de Janeiro e fazer cantar a alma de todos os brasileiros."

Matérias Relacionadas