Vencedor do Urso de Ouro em Berlim, "Synonymes" estreia no Paradigma Cine Arte

15.12.2019 | 12h30
Anna Rios
Por Anna Rios
SYNONYMES

BLOG

Mundo Itapema

Filme franco-israelense entra na última programação de 2019 do cinema

A comédia dramática dirigida por Nadav Lapid, Synonymes conta a história de um ex-soldado israelense contrário à política militarista de seu país, que se muda para a França tentando deixar para trás sua cultura. O filme estreia na sessão das 21h20 no Paradigma Cine Arte, localizado no Corporate Park, na SC-401.

Yoav é um jovem israelense que foge para Paris acompanhado de um dicionário e disposto a apagar suas origens. Em meio a uma cultura diferente, ele é acolhido por um típico casal parisiense e encontra um compatriota que é seu oposto e faz questão de mostrar o orgulho judaico.

 

Programação de 12 a 18 de dezembro

O Paradigma terá recesso entre os dias 19 de dezembro e 8 de janeiro. Além de Synonymes, a última programação de 2019 traz os filmes:

 

A ODISSEIA DOS TONTOS, de Sebastián Borensztein, às 14h - Candidato da Argentina a uma vaga no Oscar, a comédia fala sobre a crise econômica do país em 2001, acompanhando um grupo de trabalhadores que tem o projeto de criar uma cooperativa agrícola. A ideia começa a ir por água abaixo quando eles levam um golpe de ricaços. Agora liderados por Fermín Perlassi (Ricardo Darín), o grupo se une para recuperar o dinheiro e retomar o plano inicial.

 

DOIS PAPAS, de Fernando Meirelles, às 16h20 - Em 2012, o cardeal Jorge Bergoglio (Jonathan Pryce), futuro Papa Francisco, está decidido a pedir sua renuncia por não concordar com posicionamentos do então Papa Bento XVI (Anthony Hopkins) em relação à Igreja Católica. Convidado para um encontro pelo próprio pontífice, os dois se aproximam e discutem suas visões sobre o catolicismo.

 

A VIDA INVISÍVEL, de Karim Aïnouz, às 18h50 - Duas irmãs, Eurídice (Carol Duarte) e Guida (Julia Stockler), vivem em uma sociedade patriarcal e conservadora sujeitas à invisibilidade e violências cotidianas comuns às mulheres. Com personalidades diferentes, elas trilham caminhos distintos que as separam. Eurídice é introvertida e se esforça para ter uma carreira como musicista enquanto vive em um casamento infeliz.  Já Guida é extrovertida, quer viver a vida plena com amores românticos e acaba fugindo com um homem que a abandona grávida. Anos depois, Eurídice encontra cartas da irmã desaparecida e revive a saudade.

Matérias Relacionadas