Vídeo oficial de "The Girl From Ipanema" inaugura homenagens dos selos Ume e Verve à bossa nova

24.07.2020 | 10h38 - Atualizada em: 30.07.2020 | 15h11
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
Tgfi111 imagem divulgação

BLOG

Giramundo

O projeto combina alguns dos sucessos mais emblemáticos da bossa nova com animações modernas criadas especialmente para uma série de videoclipes oficiais que serão disponibilizados no YouTube.

Os selos UMe e Verve Records acabam de anunciar 'Summer Samba!', uma celebração audiovisual criada para comemorar a sonoridade atemporal e influente da bossa nova e seu impacto no mundo da música. A homenagem de um mês de duração começa com o primeiro vídeo oficial da lendária versão de Stan Getz e João Gilberto para “The Girl From Ipanema”, composta por Antônio Carlos Jobim e letrada por Vinicius de Moraes em 1962, sucesso internacional que colocou a bossa nova no centro das atenções e transformou uma então jovem cantora, chamada Astrud Gilberto, em uma sensação mundial.

Produzido pela Dreambear, baseada no Brooklyn, e animado pelo estúdio The Crocante, o colorido vídeo "The Girl From Ipanema" chega como uma carta de amor que nos transporta para meados dos anos 1960 enquanto celebra a música, a moda e o espírito da época.

O projeto combina o som de alguns dos sucessos mais emblemáticos da bossa nova com animações modernas criadas especialmente para uma série de videoclipes oficiais que serão disponibilizados no YouTube, incluindo clássicos de gigantes do gênero como Tom Jobim, Astrud Gilberto, Gal Costa, Gilberto Gil, João Gilberto e Marcos Valle, ao lado de Bebel Gilberto e Diana Krall, entre outros cantores contemporâneos que continuam carregando a tocha do Brasil no exterior. Além disso, o celebrado "Getz / Gilberto" - álbum gravado pelo grupo formado por Stan Getz, João Gilberto, Antônio Carlos Jobim, Tião Neto, Milton Banana e, é claro, Astrud Gilberto - que fez da bossa nova um fenômeno mundial em 1964, receberá uma nova edição em vinil de alta qualidade, como parte da série "Acoustic Sounds" da Verve / UMe.

Nas próximas semanas, serão lançados outros vídeos animados para os clássicos "Corcovado" e um dos muitos destaques do álbum de 1965, "The Astrud Gilberto Album" (disco de estreia da cantora), a canção "Água De Beber", comemorando o 55º aniversário do disco. Todos os vídeos estarão disponíveis para visualização no canal oficial da Verve Records no YouTube.

"A música de artistas como Stan Getz, Astrud Gilberto, João Gilberto e Antônio Carlos Jobim é atemporal", disse Jamie Krents, vice-presidente executivo da Verve. “A equipe da UMe é a melhor quando se trata de criar novos visuais para gravações clássicas, e estamos entusiasmados em alcançar novos fãs com a ajuda desses vídeos. Também estamos ansiosos para que os amantes da música de todos os lugares ouçam o quão incrível o álbum Getz / Gilberto soa remasterizado para vinil como o título inaugural de nossa nova série de vinil Acoustic Sounds.”

Além de ser o primeiro álbum de jazz a vencer o Grammy na principal categoria, "Álbum do Ano", em 1965, e de dar a Astrud Gilberto o prêmio de “Gravação do Ano”, o disco "Getz / Gilberto" introduziu Tom Jobim no cenário musical de língua inglesa. O maestro tocou piano no álbum e também compôs seis das oito faixas, incluindo três de suas obras mais icônicas, "Desafinado", "Corcovado", juntamente com "Garota de Ipanema" - que muita gente afirma ser a segunda música mais gravada da história, atrás de "Yesterday", dos Beatles.

Matérias Relacionadas