Zeca Baleiro participa de duetos com as artistas Rossana Decelso e Liah Soares

17.02.2020 | 19h30 - Atualizada em: 17.02.2020 | 19h28
Marina Martini Lopes
Por Marina Martini Lopes
Editora
Desde outubro, Rossana Decelso vem lançando seu segundo disco de carreira, "Não Tenha Medo Não", em doses homeopáticas

BLOG

Mundo Itapema

"Não Tenha Medo Não" e "A Proposta" foram lançados neste mês

Rossana Decelso começou fevereiro com o lançamento do single Não Tenha Medo Não, canção de Sérgio Sampaio, em dueto com o amigo Zeca Baleiro e arranjo de John Ulhoa, do Pato Fu. "Quando nos conhecemos, Zeca e eu, compartilhamos a paixão por Sérgio Sampaio, e, em muitas rodas e duetos que fazíamos, cantávamos juntos essa música, que pra mim passou a ser um hino de amizade e solidariedade", relembra Rossana.

"Essa canção do Sérgio Sampaio é muito emblemática de um tempo em que eu, Rossana e outros parceiros trabalhávamos com música numa esfera ainda alternativa, distantes do disco e dos holofotes", comenta Zeca Baleiro. "Tempo de luta e paixão. Gravá-la agora em dueto me trouxe a memória desse tempo e a clareza de que a luta a favor da música, da poesia e da beleza nunca cessa, está sempre em curso, apesar da mudança dos tempos."

Desde outubro, Rossana Decelso vem lançando seu segundo disco de carreira, Não Tenha Medo Não, em doses homeopáticas. Começou com a releitura de Acho que Vou lhe Esquecer, canção de Ed Wilson, sucesso dos anos 1960 na voz de Wanderléa, em arranjo atualizado, executado pela banda Isca de Polícia. Em novembro, lançou Finja, inédita de Zeca Baleiro; e em dezembro lançou duas faixas: uma regravação de Fui, do mineiro Vander Lee, gravada pelo próprio em 2009; e outra inédita de Zeca Baleiro, a divertida B.O. (Caso de Polícia). Agora, ela retoma os lançamentos com Não Tenha Medo Não, que chega às plataformas digitais com distribuição da Ditto Music - ouça aqui.

Já na última sexta-feira, dia 14 de fevereiro, Zeca Baleiro apareceu em outro dueto, A Proposta, ao lado da artista Liah Soares. O single vai fazer parte do quinto álbum de inéditas da cantora, previsto para o segundo semestre, após o lançamento mensal de novas canções.

Zeca Baleiro e Liah SoaresFoto: Divulgação

A parceria de Liah Soares e Zeca Baleiro transcende o dueto: eles se conheceram nos bastidores de um show de Zeca em 2019, quando Liah começava a pré-produção de seu novo trabalho autoral. Depois desse encontro e de muita troca de ideias, nasceu uma parceria para o disco, que terá a produção artística assinada por Baleiro. "A Liah é danada: ela mesma tinha tocado e gravado as bases num estúdio na casa dela - violões, guitarras, percussões, baixo", completa Zeca. "Só regravamos alguns instrumentos num estúdio mais profissional e chamamos alguns músicos para pequenas participações. É um disco de canções e a ideia é mostrá-las mais cruas, sem tanta produção." A artista completa: "Inicialmente, eu pensava em orquestrações para cada canção. Zeca percebeu um outro caminho para o trabalho - fomos para o estúdio e eu gostei muito do que começamos a produzir juntos."

A cantora, compositora e multi-instrumentista Liah Soares contabiliza quatro discos de estúdio; o DVD Ao Vivo no Theatro da Paz, gravado em Belém/PA; o EP O Som é o Sol; sete músicas em novelas da TV Globo e diversas participações especiais em projetos paralelos. Nascida em Tucuruí, interior do Pará, Liah Soares já teve composições gravadas por artistas consagrados como Elba Ramalho, Ivete Sangalo, Ivan Lins, Maria Gadú, entre outros. Liah também é conhecida pela sua técnica de loop no uso dos pedais: o que começou como uma brincadeira com a técnica levou Liah a participar de festivais dentro e fora do Brasil e a criar o show Voz e Violoops.

Matérias Relacionadas