"O Garoto de Liverpool", "Across The Universe" e mais: veja 10 filmes sobre os Beatles

30.08.2019 | 12h15 - Atualizada em: 30.08.2019 | 13h17
Por Anna Rios
Imagem: Divulgação

BLOG

Mundo Itapema

Produções mostram diferentes facetas do quarteto britânico e até mesmo histórias fictícias com os fab four

Por GaúchaZH

Os beatlemaníacos têm mais um motivo para reavivar a nostalgia a partir desta semana, já que os cinemas recebem a estreia de Yesterday, longa-metragem que se apropria do universo da banda britânica. Dirigido por Danny Boyle, o filme mostra a história de um músico que, após um acidente, é o único a lembrar dos Beatles e ganha fama ao cantar grandes sucessos deles.

A temática não é novidade nos cinemas. Nas últimas décadas, diferentes produções retrataram diversos pontos de vista e partes das histórias do quarteto formado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.

Abaixo, foram reunidos 10 títulos disponíveis no streaming que falam sobre o universo de uma das bandas mais amadas da história do rock mundial.

How the Beatles Changed the World (2017)

Com entrevistas e imagens de arquivo raramente vistas, o documentário disponível na Netflix retrata o que foi a beatlemania e como o quarteto ainda representa na cultura pop. A produção começa sua narrativa na Grã-Bretanha e visita diferentes países do mundo, focando no caminho de subversão e contracultura que os Beatles representam. 

O Garoto de Liverpool (2009)

Comovente sem ser piegas, Nowhere Boy (2010) narra a adolescência de John Lennon. O filme consegue se sustentar não apenas como a biografia de um mito, mas como um eficiente drama familiar. Na Liverpool do final dos anos 1950, John, vivido pelo excelente Aaron Johnson, é um garoto enfezado que faz sucesso com as meninas, mas não tem muita paciência com a escola. Criado pelos tios, John acaba descobrindo que a mãe, Julia, que o abandonou quando ele tinha cinco anos, mora mais perto do que ele imaginava. A curta convivência com a mãe maluquinha, do reencontro até a morte dela, quando Lennon tinha 17 anos, mostra-se decisiva para que o futuro beatle canalize sua rebeldia sem causa para a música – é Julia quem lhe ensina os primeiros acordes e lhe dá de presente a primeira guitarra. O filme registra ainda o histórico primeiro encontro de John com o franzino Paul McCartney, no pátio de uma igreja em que a banda Quarrymen se apresentava, mas termina exatamente quando começa a história da beatlemania: a partida para a primeira turnê em Hamburgo. 

The Beatles: Eight Days a Week – The Touring Years  (2016)

Com direção de Ron Howard (de filmes como Uma Mente Brilhante), o documentário foca  sobre os anos em que John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr rodaram o mundo embalados pela explosão da beatlemania – de 1962, quando lançaram o compacto com Love Me Do, até 29 de agosto de 1966, dia da última apresentação pública do quarteto, em São Francisco. Fã dos Beatles, Howard teve acesso a muitas imagens inéditas para costurar no longa-metragem, combinando trechos e bastidores de shows, a rotina dos rapazes em hotéis, coletivas de imprensa e junto aos fãs e depoimentos atuais de Paul e Ringo e de fãs famosos como Whoopi Goldberg e Elvis Costello.

George Harrison: Living in the Material World (2011)

Emocionante tributo que o diretor Martin Scorsese presta ao guitarrista que fez frente à parceria Lennon/McCartney criando clássicos do porte de While My Guitar Gently Weeps e Something. A produção destaca o papel de Harrison na ascensão dos Beatles, sua insatisfação com o papel secundário no grupo, a exitosa carreira solo iniciada com o álbum duplo All Things Must Past (1970), sua imersão na espiritualidade e a luta contra o câncer que o matou em 2001. 

The Lennon Report (2016)

Este é mais um filme sobre a grande tragédia do universo beatle: o assassinato de John Lennon, em 1980. A trama do primeiro longa-metragem de Jeremy Profe é centrada no trabalho da equipe médica que atendeu Lennon naquele 8 de dezembro, após o músico ser baleado em frente ao prédio onde vivia, em Nova York, por um perturbado fã, Mark Chapman. O roteiro é inspirado em depoimentos de médicos, enfermeiros, policiais e outros pacientes do Roosevelt Hospital, onde Lennon foi declarado morto. O crime já foi tema de Capítulo 27(2008), filme centrado na figura de Chapman. 

It Was Fifty Years Ago Today! The Beatles: Sgt. Pepper and Beyond (2017) 

Documentário de Alan G. Parker que lembra os 50 anos da revolucionária obra-prima Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, um dos discos mais importantes de todos os tempos. O filme se concentra nos anos 1966 e 1967, momento de busca espiritual dos fab four, até a concepção do disco.

Na estrada com os Beatles

Ambientada em 1966, Viver é Fácil com os Olhos Fechados (2013) acompanha o professor Antonio (Cámara), que ensina inglês aos seus alunos com músicas do quarteto de Liverpool, em sua jornada impulsiva: ao ver pela TV que John Lennon estará em Almería, na Andaluzia, para rodar um filme, ele decide viajar até lá para conhecer o ídolo. No caminho, Antonio dá carona primeiro a Juanjo (Francesc Colomer), garoto de 16 anos que fugiu de casa depois de se desentender com o pai, e depois a Belén (a bela Natalia), jovem de 21 anos que esconde estar grávida. Juanjo diz preferir os Rolling Stones e a banda The Kinks, Belén não é tão fã assim dos Beatles – mas ambos acabam se deixando contagiar pelo entusiasmo de Antonio e decidem juntar-se ao professor maduro em seu sonho juvenil de encontrar-se com Lennon. 

Os Estados Unidos contra Lennon

Não se consegue imaginar hoje um artista com cacife para colocar sob ameaça os pilares de um governo, ainda mais um dos graúdos, como o dos Estados Unidos. Quando muito, os que não não têm sua imagem pública ligada a escândalos e modismos comportamentais emprestam carisma e prestígio para reforçar campanhas sociais e chamar a atenção dos fãs para problemas pontuais. Em outros tempos era diferente. John Lennon era um artista diferente. Por isso, o governo de Richard Nixon, nos EUA dos anos 1970 convulsionado pelos protestos contra a Guerra do Vietnã, achou que o então ex-beatle era uma grande ameaça e pôs seus cães guarda em alerta. Essa história está contada no documentário Os Estados Unidos contra John Lennon (2006).

Backbeat - Os Cinco Rapazes de Liverpool

Os primeiros passos dos Beatles são o mote de Backbeat, centrado num quinto elemento do
grupo, Stuart Sutcliffe, que deixou o barco antes de o futuro quarteto conhecer a fama. A história tem foco na luta interior de Stuart Sutcliffe (Stephen Dorff), o quinto Beatle, que tem um dom de pintar quadros e toca baixo na banda que, posteriormente, viraria febre mundial. Em 1960, na cidade natal da banda, Liverpool, ele e seu amigo John Lennon (Ian Hart) combinam uma viagem para a Alemanha Ocidental, para fazer shows em bares e tentar conseguir algum tipo de reconhecimento. O filme tem parte de sua história rodada em Hamburgo, onde Stu, como é conhecido, conhece a jovem alemã Astrid Kirchherr (Sheryl Lee), por quem se apaixona e é correspondido. Stu então começa a viver um dilema: ou ser pintor e ficar com a sua paixão, a também artista plástica Astrid; ou continuar com a banda, onde é um reconhecido ruim instrumentista, mas tendo a certeza do sucesso que esta irá alcançar.

Tudo Entre Nós

Tudo Entre Nós (2015) trata-se de uma homenagem a John Lennon & Paul McCartney. O único fato concreto desse filme é uma data - 24 de abril de 1976. O resto é imaginário. Era um sábado quando Paul resolveu fazer um visita surpresa ao seu velho amigo John, em Nova York. A banda e o sonho já haviam acabado. No filme, Aidan Quinn e Jared Harris se vestem de Paul McCartney e John Lennon para tratar de uma provável volta dos Beatles.

Across the Universe

 “Alguém vai ouvir minha história?”, pergunta a dupla Lennon e McCartney no começo de Girl, música que abre o filme Across the Universe (2007). A diretora americana Julie Taymor resolveu reunir mais de 30 dessas canções no musical, traçando um painel da década de 60 a partir do legado da maior banda de rock da história. Indicado ao Globo de Ouro 2008 de melhor filme musical ou comédia, Across the Universe utiliza o repertório de clássicos dos Beatles como trilha sonora e inspiração para as experiências amorosas e existenciais que um grupo de jovens vai viver no final dos conturbados anos 1960. No centro da história, está Jude (Jim Sturgess, ator parecidíssimo com o jovem Paul McCartney), rapaz que deixa a mãe e o emprego nas docas de Liverpool em busca do pai e de aventuras nos Estados Unidos. Na América, Jude fica amigo de Max (Joe Anderson) e se apaixona pela irmã do novo parceiro, Lucy (Evan Rachel Wood), além de vivenciar as mudanças comportamentais e as agitações políticas e sociais da época. 

Matérias Relacionadas