Pensando Sobre Games: no controle

15.10.2020 | 09h00
Joana Caldas
Por Joana Caldas
Para mim, o controle é a sensação física mais próxima de vínculo entre você e o jogo

BLOG

Universo Compartilhado

Preciosismo? Frescura? O quanto um controle influencia na nossa habilidade?

Eu sou a louca dos controles. Tenho muitos e sempre quero ter mais. Quando chegaram jogos do Super Nintendo no Switch já deu aquela vontade de comprar outro. Mas por quê? Já tenho minha desculpa: os joy cons do Switch não têm direcional em cruz! Daí como vou fazer para jogar jogos do Super Nintendo? Não tem como!!!

Eu sou a louca dos controles. Tenho muitos e sempre quero ter maisJoana Caldas

Claro que tem, mas eu preciso da minha desculpa para comprar mais controles. Fiquei meses de olho em um com formato daquele do Mega Drive de seis botões. Na verdade, a forma é como o controle do Saturno. Mas como eu nunca tive um Saturno, para mim é do Mega mesmo.

Minha desculpa para começar a olhar esse controle: Sonic Mania. Ah, mas como é que eu vou jogar Sonic sem direcional em cruz? Bem, poderia pegar esse jogo no PS4, no Xbox One... mas eu queria no Switch para poder jogar também no modo portátil (em que não há o tal direcional em cruz, mas tudo bem).

Para mim, o controle é a sensação física mais próxima de vínculo entre você e o jogo. Quando eu comecei a jogar Sonic, ainda criança, eu segurava um controle do Mega Drive. Dentro da minha cabeça, jogar com o mesmo joystick seria de alguma forma mais prazeroso, como se fosse o jeito "certo" de jogar esse game. Você também tem essa sensação? E posso confirmar que joguei Sonic Mania melhor com esse controle do que com qualquer outro.

O meu videogame favorito é o Nintendo 64. E agora? O formato do controle do N64 ninguém seguiu. E não vou divagar sobre isso aqui, não é o espaço. Eu adoro aquele controle e não saberia dizer se ele funcionaria em jogos atuais. Mas funcionava muito bem no N64.

Quando eu joguei Rare Replay no Xbox One, levou um tempo para eu me adaptar no Banjo-Kazooie. Qual é o botão C-esquerda? Qual é o Z? Felizmente eles adaptaram o controle do Xbox de forma que os locais dos botões do N64 ficassem parecidos. 

Mas preferiria jogar com o controle do Nintendo 64? Com certeza. Assim como foi difícil jogar Mario Kart 64 com o controle do Gamecube no Wii. E minha performance caiu no Starfox 64 com esse mesmo controle. Ou pensar em tentar o remake de Spyro the Dragon no Xbox One X, que tem os melhores gráficos dos consoles atuais, mas não tem o dualshock do Playstation. Ou jogar Smash Bros. sem o controle do Gamecube (isso NEM existe!).

Porém, a gente se adapta. Não tem entrada para controle do N64 no Xbox One. O tal controle do Saturno eu consegui depois de mais de seis meses procurando. E se um dia eu jogar o remake do Spyro vou sim sacrificar o dualshock por gráficos melhores. Felizmente tenho um adaptador do Wii U que o Switch reconhece para usar o controle do Gamecube no novo Smash Bros. 

Tudo se resolve. Agora preciso arrumar uma desculpa para ter aquele controle pro do Switch versão Xenoblade. Será que meus joy cons deram defeito de drift? 

Matérias Relacionadas