Perry Mason: a nova minissérie da HBO que vai te impressionar

13.07.2020 | 10h25 - Atualizada em: 13.07.2020 | 10h31
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
PeM1 imagem divulgação

BLOG

Universo Compartilhado

A sensação do momento na HBO é Perry Mason, minissérie inspirada nos romances de Erle Stanley Garden. O personagem, sucesso na TV nos anos 1950 e 1960, volta em seriado com Robert Downey Jr. na produção.

A HBO emplaca mais um sucesso em sua programação com a estreia da minissérie sobre o clássico investigador Perry Mason. O famoso personagem ganhou os holofotes entre as décadas de 1950 e 1960 ao desvendar diversos crimes na televisão norte-americana. A primorosa produção acerta em cheio ao trazer de volta para a TV o charmoso clima noir de uma Los Angeles na virada de 1931 para 1932, ao mesmo tempo em que aborda a alarmante semelhança com o que estamos vivendo hoje – crise econômica, preconceito e abuso de poder.

Antes de aparecer na TV, Perry Mason, originalmente criado em 1932, foi um sucesso na literatura com 80 livros lançados, além de ter curtas publicados e uma série de rádio nos anos 1940, até chegar às telinhas e ganhar nove temporadas entre 1957 e 1966. A antiga adaptação inaugurou a era de procedurais (que contam um caso por episódio) na TV americana, que dura até hoje em franquias como Law and Order e CSI.

PeM2Foto: divulgação

A HBO traz para 2020 uma adaptação renovada, sintonizada com os novos tempos, criando um universo maior e repleto de detalhes, que foca mais nos personagens e menos na trama. A produção retrata as origens de Perry Mason antes de seu reconhecimento profissional, tentando superar questões pessoais como separação e traumas de guerra enquanto seu país, mergulhado na Grande Depressão, vive um boom graças à indústria cinematográfica e ao petróleo. E em meio a este cenário, uma fúria evangélica emerge, carregada de poder.

Os criadores da minissérie, Ron Fitzgerald e Rolin Jones, escreveram o roteiro do primeiro episódio. Fitzgerald é um dos produtores executivos de outra série de sucesso da HBO, Westworld (2018), e Jones também escreveu e produziu para outro programa da HBO, Boardwalk Empire (2012). O ator Robert Downey Jr. daria vida ao protagonista Perry Mason mas resolveu permanecer como produtor executivo e o papel ficou a cargo de Matthew Rhys (The Americans). A direção do primeiro capítulo é assinada por Tim Van Patten, diretor, roteirista e produtor de televisão que trabalhou para séries como Sex and the City, The Sopranos, The Wire, Rome, Boardwalk Empire e Game of Thrones. Completam o elenco, Tatiana Maslany (Orphan Black) como Sister Alice (a líder do culto A Radiante Assembleia de Deus), John Lithgow como Elias Birchard Jonathan (o advogado que geralmente contrata os serviços de Mason), e Juliet Rylance como Della Street.

Matérias Relacionadas