Ridley Scott planeja novo Alien

09.06.2020 | 09h39 - Atualizada em: 09.06.2020 | 11h02
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
AL1 imagem divulgação

BLOG

Universo Compartilhado

O primeiro Alien, lançado em 1979, continua sendo a obra-prima de horror/ficção científica de Ridley Scott. Recentemente, o diretor anunciou querer fazer um novo prelúdio. Mas como ele pode torná-lo melhor do que as sequências anteriores?

Ridley Scott fez vários filmes aclamados pela crítica, incluindo Gladiator, The Martian e um dos clássicos da ficção científica, Blade Runner. No entanto, Alien, que é apenas o segundo longa que ele dirigiu, ainda é um de seus melhores filmes. Apesar de uma narrativa lenta, se comparado a outros filmes do gênero, é muito bem feito e as escolhas de roteiro estrategicamente servem para aumentar a tensão. Aparentemente, é um filme de ficção científica, mas sua estrutura, enredo e estilo, são todos retirados do manual de terror.

Em uma entrevista recente ao LA Times, Scott afirmou que gostaria de fazer outro "prequel" (ou, prelúdio) da franquia, mas desta vez ele quer "evoluir", respondendo às maiores perguntas do primeiro filme, como: quem era o alienígena gigante (chamado de "Space Jockey") e porque ele estava carregando os ovos alienígenas na nave encontrada pela equipe de Ripley? Talvez Scott até resolva contar a origem do ameaçador Xenomorfo.

AL3Imagem: Divulgação

Parte das críticas a respeito das prequels de Alien é que elas não oferecem muitas informações novas ou acrescentam muito à história geral. Em Prometeu, a equipe descobre os Engenheiros, que parecem ter alguma conexão com os alienígenas, mas o filme não deixa claro se eles são os criadores das espécies ou se estavam fazendo experiências com elas. Embora o longa seguinte, Alien: Covenant, apresente uma abordagem interessante que ofereça algumas pistas sobre a criação dos alienígenas, o filme ainda deixa mais perguntas sem respostas. Além disso, Covenant tem muitas cenas que remetem a outros filmes da franquia.

Curiosamente, se Scott optar por "evoluir" e construir um prelúdio, quem sabe até uma trilogia, isso pode significar que ele pode desconsiderar as histórias de Prometheus e Covenant e começar do zero. Talvez toda a história, ou parte dela, possa partir do ponto de vista do "Space Jockey" e sobre suas intenções com uma nave carregada de ovos de seres assassinos. De qualquer maneira, as intenções de Ridley Scott são claras: ele realmente fará outro prequel de Alien.

Matérias Relacionadas