Série Legendary sobre a batalha de Vogue da cena Ballroom de Nova York é renovada pela HBO

31.07.2020 | 07h36 - Atualizada em: 06.08.2020 | 09h20
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
Legn112 imagem divulgação

BLOG

Universo Compartilhado

A HBO Max está pronta para servir mais poses, dança, moda e muito Vogue. O reality de competição Legendary, que explora a cultura Ballroom, conquistou uma legião de fãs e acaba de ganhar mais uma temporada.

Nos início dos anos 1990, Madonna criou a joia definitiva de sua discografia, inspirada pelos passos de dança anteriormente conhecidos apenas em bailes de minorias marginalizadas de Nova York, o Voguing, até então desconhecido do grande público. Tendo a revista Vogue e as poses glamurosas de seus modelos como base, este estilo de dança surgiu nas festas chamadas "Ballrooms" no Harlem, em Nova York, popularizada por afro-americanos e latinos na década de 1980. Ao longo dos anos a dança evoluiu para um formato mais complexo e lúdico e então passou a ser chamada de "Vogue".

Na mesma época em que Madonna gravou Vogue e levou a cultura marginalizada dos guetos para o centro da sala das famílias tradicionais através da MTV e virou um fenômeno ao redor do mundo, foi lançado "Paris is Burning", documentário dirigido por Jennie Levingston que eternizou a cultura Ballroom estadunidense no cinema, assim como Madonna fez na música.

Leg113Imagem : Divulgação

Com o sucesso de programas como Rupaul’s Drag Race e da celebrada série Pose, criada por Ryan Murphy, chegou a vez da HBO beber desta luxuosa fonte e produzir um reality show que já pode ser considerado uma das melhores novidades do ano. Legendary não é só uma produção extraordinária, é o resultado atual de uma evolução no que diz respeito à inserção da arte queer no mainstream e do próprio gênero reality show. A julgar pela aclamação da crítica e pelo engajamento nas mídias sociais, Legendary está fazendo história no recém-lançado serviço de streaming HBO Max, um triunfo para a comunidade LGBTQ+.

Legendary explora a cultura Ballroom em sua essência ao reverenciar o passado como uma forma de valorizar o presente e reinventar o futuro. Enquanto o Vogue à moda antiga começou emulando poses inspiradas pela revista Vogue e por artes marciais com linhas estruturais e simetria, os estilos mais modernos, como o 'Vogue Fem', se baseiam no desempenho antigo e incorporam fluidez ao extremo, com gestuais femininos exagerados e movimentos complexos influenciados pelo balé, dança moderna, ginástica olímpica e breakdancing, aptidões que exigem dos dançarinos alta performance atlética e artística.

Leg114Imagem : Divulgação

Na série, as oito 'casas' - Balmain, Ebony, Escada, Gucci, Saint Laurent, Ninja, West e Xclusive Lanvin - duelam em categorias que exigem não só coreografia, beleza, moda e presença de palco, mas principalmente muita atitude. Agora que os últimos episódios do programa foram lançados, uma destas casas foi coroada vencedora e levou o grande prêmio de 100.000 dólares, mais de meio milhão de reais.

Aproveitando o hype do episódio final de Legendary, a HBO Max, que deve chegar ao Brasil em 2021, anunciou a renovação do show para uma segunda temporada. Além disso, a plataforma confirmou que toda a equipe assinou contrato para retornar na nova temporada, incluindo o anfitrião Dashaun Wesley e os juízes Leiomy Maldonado, Law Roach, Megan Thee Stallion e Jameela Jamil. Inicialmente toda gravada em Nova York, a produção agora vai se deslocar para Los Angeles e, por lá, os produtores esperam encontrar participantes competitivos e loucos para mostrar suas habilidades de dança e moda para alcançar o status de “lendários”.

Matérias Relacionadas