Disney vai fechar estúdio de animação responsável por "A Era do Gelo" e "Rio"

13.02.2021 | 11h04
Marina Martini Lopes
Por Marina Martini Lopes
Editora
"A Era do Gelo"

BLOG

Universo Compartilhado

O Blue Sky Studios faz parte da 20th Century Fox, comprada pela Walt Disney Company no ano passado

A Disney anunciou que vai fechar o Blue Sky Studios, divisão de animação da 20th Century Fox que lançou treze longas-metragens ao longo dos anos - entre eles, a franquia Era do Gelo, que arrecadou mais de US$ 3,2 bilhões em bilheterias com seus cinco filmes. A decisão vem depois da compra da Fox pela Walt Disney Company, por mais de US$ 52,4 bilhões, em março do ano passado. As informações são do site Deadline.

O último dia de funcionamento do Blue Sky será em abril, e cerca de 450 funcionários serão impactados - a Disney, porém, anunciou que está trabalhando para transferir os colaboradores para outras áreas da empresa. A produção mais recente do Blue Sky, Um Espião Animal, dublada por Will Smith e Tom Holland, saiu em dezembro de 2019, com distribuição pela Disney - originalmente, a ideia era que o filme fosse o início de uma franquia. Nimona, longa de fantasia que estava atualmente sendo produzido pelo estúdio, com direção de Patrick Osborne, será interrompido, e não será retomado pela Disney.

O Blue Sky foi fundado em 1987, mas alcançou seu primeiro grande sucesso com o curta-metragem Bunny, vencedor do Oscar de 1998. Em 2017, o estúdio lançou O Touro Ferdinando, dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, que foi indicado ao Oscar de Melhor Animação. Outros destaques do catálogo do estúdio são Robôs (2005) e a franquia Rio (2011 e 2014).

Matérias Relacionadas