Pensando Sobre Games: o videogame no isolamento social

12.11.2020 | 10h08
Joana Caldas
Por Joana Caldas
Em tempos de isolamento social, o videogame pode ser um grande aliado

BLOG

Universo Compartilhado

Jogar com os amigos pode ser uma ótima forma de manter contato, mesmo à distância

Estamos vivendo em tempos bizarros que, com um pouco de sorte, nunca mais vamos passar. Em tempos de isolamento social, o videogame pode ser um grande aliado. Além de você poder viajar para mundos distantes e até inexistentes, e descansar um pouco a cabeça de tanto ouvir falar em doença, uma ótima forma de você socializar com os amigos mesmo estando longe é jogando com eles.

Em março, sobrou-me um tempo em casa que eu não tinha. Sem poder ir à academia todos os dias, mergulhei em clássicos de Mega Drive, descobri vários jogos que eu não conhecia. Os destaques foram o Gynoug, uma espécie de jogo de navinha em que você controla um cara com asas, e o Castlevania Bloodlines. Acredite, nunca tinha jogado. Era criança quando tinha o Mega Drive, queria só jogo do Mickey. E Bloodlines se tornou um dos meus games favoritos do console e o meu Castlevania favorito. Que trilha sonora!

Agora os finais de semana são com "Fall Guys", "Resident Evil 5" (imagem), "Overcooked" e "Among Us"Resident Evil 5/Reprodução

Também resolvi conhecer vários jogos dessa série: o primeiro do Nintendinho, o três, o Rondo of Blood do PC Engine, rejoguei o Super Castlevania IV. Que estranho ter tanto tempo pela manhã! Voltei pro Wii U e joguei todos os games que tenho pra ele e não tinha chegado ao final ainda. Terminei Bayonetta 1 e 2, Rayman Legends e Donkey Kong Country Tropical Freeze.

O videogame também se tornou muito importante para a vida social. Se nos finais de semana a gente saía para comer batata frita num bar, visitava algum lugar de paisagem bela ou a própria casa dos amigos, agora o rolê é cada um no seu lar.  

O rolê inicialmente era nos sites com jogos de tabuleiros. Depois, eu troquei de computador e tudo mudou. Eu tenho muita sorte de poder trabalhar em home office, e o meu PC de 4GB de RAM já não aguentava nem as reuniões via Google Meet. E daí foi aquela desculpa para pegar um computador que pudesse rodar alguns joguinhos.

Enquanto jogamos, vamos conversando, mantendo contato, passando tempo uns com os outrosFall Guys/Reprodução

Agora os findis são com Fall Guys, Resident Evil 5, Overcooked, Among Us e aventuras por games grátis para jogar, que pode ser assunto de um outro texto, além do que mais estiver em promoção na Steam. Steam esta que eu não conhecia nem tinha conta. E enquanto jogamos, vamos conversando, mantendo contato, passando tempo uns com os outros. 

Este episódio que a gente está vivendo vai terminar um dia, torço para que seja logo. Enquanto isso, o videogame vai ocupando um espaço de destaque, um espaço de socialização, de, mais do que nunca, tema de conversas no Whatsapp e Discord. Fim de semana agora é dia de jogatina online! 

Matérias Relacionadas