Pensando Sobre Games: música

04.02.2021 | 09h40
Joana Caldas
Por Joana Caldas
Se a trilha sonora é muito relevante para um filme, eu diria que ela é também para um jogo

BLOG

Universo Compartilhado

O quanto uma trilha sonora é importante para você?

A importância da música na vida de alguém é algo muito subjetivo. Mas acho que dá para fazer uma generalização de que todas as pessoas gostam de alguma sonoridade em suas vidas, não é mesmo?

Se a trilha sonora é muito relevante para um filme, eu diria que ela é também para um jogo. Acredito que todo jogador tenha suas preferências no quesito trilha sonora. Para mim, seria muito difícil escrever um texto sobre minhas músicas favoritas de jogos de todos os tempos. Por isso, resolvi encurtar para as que me marcaram no Mega Drive. Por que o Mega Drive?

Parte da graça do som no Super Nintendo era tentar imitar instrumentos reais. Porém, o Mega Drive tinha um sistema diferente. Então, para fazer música no videogame mais bem-sucedido da Sega o artista precisava pensar dentro deste sistema.

Farei uma lista das músicas mais memoráveis para mim. Botei só jogos que eu joguei. Sei que existem outros com trilha sonoras incríveis, como Batman e a série Thunder Force, contudo acho que daí não se tornaria uma lista pessoal. O objetivo é sempre fazer as pessoas falarem sobre algo, e não ficar só tentando fazer uma relação universal com que todo mundo concorde.

Menções honrosas 

Altered BeastHoje em dia parece ser moda falar mal de Altered Beast, mas este game foi um estouro quando saiu. Imagine um jogo dos fliperamas na sua casa, em alguns aspectos até melhor do que o original. Eu acho a trilha deste game icônica e a cara do Mega Drive.

Série Golden Axe Também a cara do Mega Drive, a trilha sonora de Golden Axe é muito memorável. O tema do chefe do segundo game da série é majestoso.

4º lugar – ToeJam & Earl As aventuras bizarras dos alienígenas que mais parecem os dois principais ingredientes de um cachorro-quente renderam uma ótima trilha sonora. As músicas aqui são muito divertidas e combinam demais com o chip do videogame. Era só você ligar o Mega Drive para começar a desfrutar desta maravilha, já que a trilha começava na tela onde diz “Sega”. O compositor é John Baker, que também fez as músicas da sequência do game, Panic on Funkotron.

3º lugar – Vampire Killer/Castlevania The New Generation/Castlevania Bloodlines Ufa, este jogo tem muitos nomes! Games da Konami costumavam ter ótimas trilhas na era 16-bit e este título do Mega Drive não é diferente. O que destaca este jogo dos demais Castlevanias é que marca a primeira vez que a lendária compositora Michiru Yamane trabalhou em um game da série. A obra mais conhecida dela deve ser mesmo Castlevania Symphony of the Night, mas ela começou na série com esta obra-prima para os ouvidos no Mega Drive. A música mais reconhecida ficou sendo Iron Blue Intention, mas minha favorita é a da primeira fase, Reincarnated Soul, seguida do estágio 6, Calling from Heaven.

2º lugar – série Streets of RageNão dá para falar de trilha sonora no Mega Drive sem falar de Streets of Rage. O compositor Yuzo Koshiro fez várias trilhas memoráveis na década de 1990, como de alguns títulos da série Shinobi e Actraiser. Entretanto, diria que ele brilhou mesmo com Streets of Rage, um game simples de luta de rua que faz tudo certo. E a trilha sonora talvez seja o que ele faz mais certo. Se música eletrônica fora dos videogames fosse Streets of Rage, eu ia gostar muito!

1º lugar – série Sonic the Hedgehog O Sonic se tornou o personagem mais famoso do Mega Drive e um dos mais conhecidos dos videogames em geral. E o Sonic é incrível porque ele corre embalado por uma trilha sonora incrível. O compositor dos dois primeiros jogos é Masato Nakamura. É difícil selecionar uma música só para colocar aqui, mas vou escolher a da Chemical Plant, do Sonic 2, porque ela combina demais com o Sonic e o Tails correndo mais rápido do que a tela pode acompanhá-los :-D

Espero que esta lista tenha feito você escutar boas músicas ou relembrar algumas das suas favoritas. E também torço para que ela inspire você a escutar mais trilhas sonoras de mais jogos e fazer a sua própria relação de preferidas!

Matérias Relacionadas