Vinte artistas e bandas para ficar de olho em 2020

27.12.2019 | 13h40 - Atualizada em: 27.12.2019 | 13h48
Marina Martini Lopes
Por Marina Martini Lopes
Editora
Em novembro, o Coldplay lançou "Everyday Life", seu oitavo trabalho de estúdio

BLOG

Mundo Itapema

Saiba quem está preparando lançamentos de álbuns, turnês e até mesmo documentários e cinebiografias para o novo ano

O primeiro semestre de 2020 já tem várias novidades musicais programadas, de todos os gêneros, e também em diversas mídias: Seu Jorge, Rogê, G. Love, Son Little, Destroyer, Morrissey, Alanis Morrissette, Coldplay e Lorde estão produzindo discos inéditos; enquanto Donavon Frankenreiter, Maroon 5 e Michael Bublé se preparam para vir ao Brasil.

Também tem estreias cinematográficas; como a cinebiografia de Aretha Franklin e o documentário do ZZ Top. E há os artistas que começaram suas carreiras musicais em 2019, ou então lançaram trabalhos de destaque que os fizeram ganhar mais espaço - e prometem movimentar o universo da música nos próximos meses.

Confira abaixo nossa seleção de artistas e bandas nos quais vale ficar de olho em 2020:

Seu Jorge/Rogê

Previsto para sair em janeiro, o álbum dos músicos cariocas Seu Jorge e Rogê, parceiros musicais há 25 anos, chega ao mercado pelo selo holandês Night Dreamer, em vinil e edição digital. No trabalho colaborativo, os artistas dividem sete faixas do disco quase todo autoral, gravado no Artone Studios, em Haarlem, cidade próxima à Amsterdã. A surpresa fica por conta da primeira composição em colaboração entre os dois, intitulada Caminhão, criada há 25 anos em uma mesa de bar no bairro de Santa Tereza, Rio de Janeiro. A primeira faixa liberada é Pra Você Amigo.

Ambar Lucid

Ambar Lucid nasceu em New Jersey, Estados Unidos, mas tem fortes conexões com a cultura latina: ela é descendente de mexicanos e dominicanos; e muitas de suas músicas têm letras divididas entre inglês e espanhol. A artista aprendeu sozinha a tocar violão, piano e ukulele, e, com apenas 14 anos, já produzia suas próprias músicas; coisa que ela faz por conta própria até hoje. A Letter to my Younger Self foi seu brilhante single de estreia.

Donavon Frankenreiter

Donavon Frankenreiter sabe que tem uma base fiel de fãs no Brasil: o músico já passou algumas vezes por aqui, sempre com shows lotados - e, agora, prepara-se para começar 2020 com mais uma vinda ao país. A grande notícia para os catarinenses é que o cantor, compositor e instrumentista vai passar também pelo Estado: as apresentações de Frankenreiter por aqui acontecem em Florianópolis, no Stage Music Park, no dia 3 de janeiro (em um evento que vai contar também com Natiruts e Dazaranha), e em Bombinhas, no Mentawai Bar, no dia 4 de janeiro. Com vinte anos de carreira, o artista apresenta agora a turnê The Record Player, que deve contar com novidades no repertório - em 2019, Frankenreiter lançou quatro singles: Them Blues, Boom Boom, Is It You e Could Be One of Those Days.

Leia também: Dez shows internacionais já confirmados no Brasil em 2020

G. Love

O artista de blues e hip-hop G. Love anunciou o lançamento do álbum The Juice e uma nova turnê para 2020. Co-produzido e co-escrito com o quatro vezes vencedor do Grammy Keb' Mo', o disco apresenta uma série de convidados especiais, incluindo os guitarristas Robert Randolph, Marcus King e Roosevelt Collier. Com dez faixas inéditas, The Juice chega ao mercado no dia 17 de janeiro, e já ganhou um primeiro single, Go Crazy.

Son Little

O músico norte-americano Son Little, também conhecido como Aaron Livingston, anunciou um novo trabalho, intitulado Aloha, para 31 de janeiro - e já divulgou um primeiro single e videoclipe, a música Suffer. Este vai ser o terceiro registro na discografia do artista; e foi anunciado com o lançamento de um EP, Invisible, gravado em Paris: a canção em destaque é About Her. Again, que já estreou na programação da Itapema.

Destroyer

O cantor e compositor canadense Dan Bejar, ou Destroyer, anunciou o álbum Have We Met para 31 de janeiro, via Merge/Dead Oceans. O artista também já compartilhou o primeiro single, Crimson Tide, que ganhou um videoclipe dirigido por David Galloway. Have We Met sucede Ken, de 2017.

Ben Watt

Parte da dupla Everything But the Girl, ícone dos anos 1990, Ben Watt vai lançar um novo trabalho solo em 31 de janeiro: Storm Damage sucede Fever Dream, de 2016, e, segundo o artista foi gravado em "um período intenso de angústia pessoal e raiva política". O primeiro single, Sunlight Follows The Night, já foi divulgado.

2raumwohnung

Em 2020, chegar ao mercado o primeiro álbum "best of" do duo alemão, intitulado 20 Jahre 2raumwohnung - ou seja, "20 anos de 2raumwohnung", projeto de Inga Humpe e Tommi Eckart que moldou o electro pop alemão nas últimas duas décadas. O disco será lançado no dia 28 de fevereiro, em vinil duplo e CD. O material inclui duas faixas inéditas. Segundo anúncio do selo It Sounds, os fãs podem esperar outras surpresas ao longo do ano, como um livro, novas músicas e videoclipes e aparições em programas de rádio. Parece que vai ser um grande ano para o 2raumwohnung.

ZZ Top

O celebrado e descarado blues-rock do ZZ Top, combinado com um carisma surreal que continua a intrigar os fãs, catapultou a banda para o estrelato mundial. Agora, a história do grupo será profundamente explorada em ZZ Top: That Little Ol' Band From Texas, que sai pela Eagle Rock Entertainment em DVD, Blu-ray e formato digital no dia 28 de fevereiro de 2020.

Leia também: 20 filmes que chegam aos cinemas em 2020

Maroon 5

Liderado por Adam Lavine, o Maroon 5 volta ao Brasil em 2020, para quatro shows: em São Paulo (no Allianz Parque), no dia 1º de março; em Brasília (no estádio Mané Garrincha), no dia 3 de março; em Recife (na esplanada do Classic Hall), no dia 5 de março; e no Rio de Janeiro (na área externa da Jeunesse Arena), no dia 7 de março. Ingressos estão disponíveis no site Eventim.

Nakhane

Nakhane foi batizado Nakhane Mavuso ao nascer, mas usa o nome artístico Nakhane Touré. Nascido na África do Sul, o cantor e compositor já enfrentou ameaças de morte e religiosas por ter se assumido como homossexual: seu trabalho de estreia foi Brave Confusion; mas foi em You Will Not Die que ele tratou das questões mais profundas a respeito de sua identidade e sua recusa em tentar ser quem não é. Em entrevista recente ao New York Times, ele comentou: "Uma pessoa como eu jamais poderia ter existido em outra era. Ser uma pessoa negra, assumidamente gay, que defende seus pontos de vista e lança um álbum internacionalmente? Minha existência é um milagre."

Morrissey

I Am Not a Dog On a Chain, 13º trabalho solo de Morrissey, será lançado em março de 2020. O primeiro single será Bobby, Don't You Think They Know, que ainda não foi liberado. O álbum é o primeiro do ex-Smiths após sua saída da gravadora BGM; e foi definido pelo artista como "bom demais para ser verdade, verdadeiro demais para ser considerado bom" - o que pode ser uma alusão ao fato de que as opiniões políticas e sociais de Morrissey, jamais escondidas ou disfarçadas por ele, frequentemente causam polêmicas entre seus fãs e o grande público.

O novo álbum é o primeiro do ex-Smiths após sua saída da gravadora BGMFoto: Divulgação

Alanis Morrissette

Such Pretty Forks in the Road, nono disco de estúdio da cantora e compositora, será lançado em 1º de maio; sucedendo Havoc and Bright Lights, que saiu ainda em 2021. O primeiro single, Reasons I Drink, já foi divulgado. Em 2020, Morrissette faz também uma turnê pela América do Norte para comemorar o aniversário do clássico Jagged Little Pill, que completa 25 anos de lançamento: a artista vai fazer 31 shows entre 2 de junho e 25 de julho, começando em Portland, no Oregon, e terminando em Nashville, Tennessee. A banda Garbage e a cantora Liz Phair vão acompanhar Morissette na turnê.

Michael Bublé

Michael Bublé faz quatro shows no Brasil em 2020: o canadense se apresenta em Porto Alegre (na Arena do Grêmio) no dia 21 de outubro, em Curitiba (no estádio do Athletico Paranaense) no dia 23 de outubro, em São Paulo (no Allianz Parque) no dia 25 de outubro e no Rio de Janeiro (na Jeunesse Arena) no dia 28 de outubro. Ingressos estão à venda no site Livepass. No último dia 25, Bublé lançou uma nova versão do clássico natalino White Christmas, acompanhado por um videoclipe em animação stop-motion.

Michael Bublé faz quatro shows no Brasil em 2020Foto: Divulgação

Doe Paoro

Doe Paoro é o nome artístico de Sonia Kreitzer, cantora e compositora baseada em Los Angeles. Soft Power, seu último álbum completo, saiu em 2018; mas em 2019 ela lançou Midnight Choir, um single que havia sido originalmente escrito para outro artista - a composição nunca foi utilizada, e Paoro decidiu trabalhar nela quando estava ouvindo antigas demos suas.

Coldplay

Em novembro, o Coldplay lançou Everyday Life, seu oitavo trabalho de estúdio: experimental, a obra é dividida em duas partes, Sunrise e Sunset, e foi puxada pela canção Daddy, que ganhou um belíssimo videoclipe em animação. A questão é que, no início do segundo semestre de 2019, a banda prometeu não um, mas dois novos álbuns - o segundo deles, "mais pop", nas palavras dos próprios integrantes, sai em 2020, ainda sem data exata confirmada. O bom é que, enquanto aguardam a novidade, os fãs já podem aproveitar Everyday Life; primeiro material do Coldplay desde A Head Full of Dreams, de 2015.

Aretha Franklin

O primeiro teaser de Respect, cinebiografia da cantora Aretha Franklin, já foi divulgado: no vídeo, a vencedora do Oscar Jennifer Hudson, que assume o papel da protagonista, aparece cantando a música que batiza o filme, a mais icônica da carreira da artista. Hudson foi escolhida pela própria Aretha Franklin para protagonizar o longa, que vai contar a história da cantora desde sua infância, quanto cantava em um coral de igreja, até seu estrelado internacional. Respect estreia em 2020, ainda sem data exata confirmada.

Black Pumas

O duo Black Pumas, formado pelo vocalista Eric Burton e o guitarrista e produtor vencedor do Grammy Adrian Quesada, ganhou destaque em 2019 com seu álbum de estreia, auto-intitulado - a ponto de ser indicado a Artista Revelação no Grammy de 2020. O novo clipe para o single Colors foi dirigido por Kristian Mercado, premiado com o troféu de Melhor Videoclipe no último SXSW Film Festival.

Lorde

A cantora neozelandesa Lorde está atualmente trabalhando no terceiro registro de sua discografia. No começo de novembro, ela fez um post nas redes sociais para anunciar uma pausa nos trabalhos - tudo por causa da morte de seu cachorrinho de estimação, Pearl. "Pearl entrou na minha vida em 2018 e quase imediatamente mudou tudo para mim", escreveu a artista. "Como qualquer um que teve o prazer de criar um cachorro pode entender, minha vida cresceu notavelmente." Lorde ganhou o mundo em 2013, com o álbum Pure Heroine e o hit Royals; e lançou seu segundo disco, Melodrama, em 2017. Será que o sucessor fica pronto a tempo de estrear em 2020?

A cantora neozelandesa Lorde está atualmente trabalhando no terceiro registro de sua discografiaFoto: Divulgação

Leia também: Saiba quais foram as 100 músicas que marcaram a década, segundo a Billboard

Snoh Alegra

A cantora sueca Snoh Alegra já descreveu a sonoridade de seu trabalho como "soul cinematográfico" - mas passeia também pelo rap e R&B, em composições poliglotas e grandiosas que buscam inspiração em artistas como Stevie Wonder e Whitney Houston. Em 2019 ela lançou Ugh, Those Feels Again, sequência para Feels, de 2017.

Matérias Relacionadas